| 21/01/2011 22h31min
O Grêmio recebeu o São José na noite desta sexta, em jogo antecipado pelo primeiro turno do Gauchão 2011 e venceu o adversário de virada, por 2 a 1, com dois gols de Jonas. Marabá abriu o placar para o Zequinha com um golaço por cobertura.
Na bronca com a torcida por causa das críticas durante o jogo, Jonas não comemorou o primeiro gol. Xingou os torcedores da arquibancada social. No segundo, foi mais comedido, e recebeu o apoio dos colegas.
Com o resultado, o Grêmio vai a 5 pontos no Grupo 2, em segundo lugar, mas os jogos do final de semana podem mudar esse quadro. Já o São José é o penúltimo no Grupo 1, com apenas um ponto.
Primeiro tempo sem gols:
O Grêmio foi superior no primeiro tempo, teve as melhores chances de marcar, mas ainda mostrou falta de ritmo em campo. Rochemback foi o principal jogador da equipe, arriscando várias vezes para o gol. Quase todas as jogadas saíram pela direita.
O São José procurou jogar fechado e aproveitando os espaços para subir ao ataque. Chiquinho foi um dos jogadores que mais deu trabalho, mas não teve sucesso nas tentativas.
Rochemback arriscou aos 4 minutos pela primeira vez. Jonas ajeitou para o capitão, que vinha de trás, mas chutou para fora. O São José tentou fazer o seu na bola parada. Chiquinho cobrou falta e Glaydson cabeceou para fora.
Aos 12, uma boa jogada de velocidade quase resultou em gol. Jonas cobrou falta rapidamente, tabelou com Gabriel e o lateral concluiu, mas o goleiro Rafael conseguiu tocar na bola e um zagueiro completou afastando para fora.
Em seguida, Rochemback tentou de novo, de fora da área, e o goleiro segurou no meio do gol. Jonas, aos 16, obrigou Rafael a se esticar para tirar uma bola colocada no canto da goleira. Um novo chute de Rochemback assustou Rafael aos 25 minutos. A bola foi para fora.
Paulão, um dos xodós da torcida, recebeu a bola em falta cobrada por Douglas na cara do gol. Pegou de primeira e mandou na trave, aos 29. Em resposta, o Zequinha foi ao ataque e Glaydson tentou abrir o placar, mas Rochemback afastou para escanteio.
Mas a melhor chance foi perdida por André Lima. Depois de boa troca de passes, Gabriel recebeu na direita e cruzou na cabeça do centroavante. Ele estava livre, mas pegou mal e cabeceou por cima do gol.
Aos 40, Chiquinho saiu da marcação de Gabriel e mandou para o gol, mas a bola passou em frente ao gol e foi para fora. E o primeiro tempo terminou com o 0 a 0 no placar.
Zequinha começa segundo tempo com golaço:
Para tentar melhorar o lado esquerdo do Grêmio, Renato promoveu a entrada do lateral-esquerdo Dener no meio, no lugar de Mateus Carioca. Um menino da base por outro. Mas quem começou indo para cima foi o São José.
Depois de o goleiro Victor ter feito uma grande defesa saindo para afastar com uma das mãos uma bola que seria colocada para o gol por Lê, mas, no rebote, o goleiro tricolor não contava com o chute perfeito de Marabá. Ele mandou por cobertura e abriu o placar.
Foto: Ricardo Duarte
O Grêmio tentou correr atrás do prejuízo imediatamente. Jonas cabeceou uma bola cruzada por Gilson para fora. Douglas chutou da entrada da área, mas o goleiro Rafael fez uma defesa espetacular com a ponta dos dedos, aos 8 minutos. Aos 11, foi a vez de Gabriel tentar após passe de Jonas, mas mandou para fora.
Insatisfeito com o que via em campo, Renato mudou mais uma vez. Colocou Lins no lugar de Gilson, com Dener se posicionando na lateral-esquerda e a equipe ficando com três atacantes. E Lins tentou finalizar aos 15, quando ele tentou concluir e Alexandre chegou para cortar e obrigou Rafael a fazer nova grande defesa.
O Zequinha continuou pressionando. O Grêmio via o adversário chegar ao ataque repetidas vezes e a cada minuto se perdia mais em campo. Renato fez a última substituição com Mithyuê no lugar de Maylson.
Grêmio vira - A revolta e a recuperação de Jonas:
Mesmo levando pressão do adversário, o Grêmio conseguiu empatar. Aos 30 minutos, Jonas empatou o jogo. Acertou um belo e forte chute. Na comemoração, não teve dancinha. Teve reclamação. Ele correu para a arquibancada social e xingou a torcida, que criticava o time em campo. O técnico Renato não gostou. Os torcedores vaiaram.
Jonas pegava na bola e recebia vaias. Muitas vaias. Cinco minutos depois, a arbitragem marcou falta para o Grêmio e o atacante pegou a bola para cobrar. Mais vaias. Jonas mandou uma bomba e acertou, virou o jogo. Foi comemorar de frente para a outra arquibancada, mas contido.
Alguns jogadores foram abraçar Jonas, e pareciam lhe dizer palavras de incentivo, ou então alguma tentativa de acalmar o jogador. Mas o atacante continuou irritado. Em lance na sequência, a bola saiu pela linha lateral e ele chutou para a social.
O técnico Itamar Schule fez suas três substituições próximas uma da outra. Saíram Gabriel, Chiquinho e Glaydson, e entraram Labathe, Cassiano e Thiago, respectivamente.
Com quatro minutos de acréscimo, o placar não foi alterado até o apito final, com a vitória de 2 a 1 para o Grêmio.
Veja como foi o minuto a minuto do jogo:
CLICESPORTESGauchão, 4ª rodada (antecipada) 21/1/2011 Local: Olímpico, Porto Alegre, RS. Horário: 20h30min Arbitragem: Anderson Daronco, auxiliado por Vilmar Burini e Maurício Coelho Silva Penna. Gols: Marabá, aos 3 do 2º tempo (São José); Jonas, aos 30 e 35 do 2º tempo (Grêmio). Cartões amarelos: Paulão e Victor (Grêmio), Suéliton (São José). Público: 8.289 torcedores. |
|
GRÊMIO (2) | SÃO JOSÉ (1) |
---|---|
Victor; Gabriel, Paulão, Rafael Marques e Gilson (Lins); Fábio Rochemback, Mateus Carioca (Dener), Maylson (Mithyuê) e Douglas; Jonas e André Lima. | Rafael; Suéliton, Alexandre Carvalho, Gustavo e Leandro Maciel; Marabá, Zaquel, Glaydson, Chiquinho e Gabriel ( Marcelo Labarthe); Lê. |
Técnico: Renato. |
Técnico: Itamar Schulle. |
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.