| 19/01/2011 07h10min
Pelas pesquisas já feitas pela Central de Dados Digitais (CDD) do Olímpico, o Grêmio vai encontrar na pré-Libertadores um adversário que mescla força e técnica e que apresenta disciplina na marcação. O primeiro jogo com o Liverpool será em Montevidéu, no Uruguai, no dia 26 de janeiro, e o segundo será em Porto Alegre, dia 2 de fevereiro. Com as informações já colhidas pelos três profissionais da área, o Grêmio vai passar por algum tipo de dificuldade, mas com o treinamento adequado os principais problemas serão sanados.
<<< Auxiliar de Renato está no Uruguai para investigar o Liverpool
Por enquanto, o CDD conta com três vídeos de jogos do Liverpool atuando no Campeonato Uruguaio e alguns dados para repassar ao grupo. O contato com a comissão técnica para a troca de informações é frequente. E, por mais que já existam essas imagens, há o cuidado de não misturar as informações aos jogadores, já que antes da estreia na pré-Libertadores tem jogos do Gauchão.
– Em termos de tempo é difícil dizer quando teremos tudo pronto para passar para eles, mas será em tempo hábil – diz Thiago Corrêa Duarte, um dos integrantes do CDD.
Conseguir informações do Liverpool, um time desconhecido fora de seu país, não é uma tarefa fácil. Mas, com os três vídeos que os profissionais já têm em mãos, uma boa análise sobre jogadores e principais jogadas já foi feita. E, pela conclusão inicial de Thiago, a equipe uruguaia apresenta disciplina na marcação.
– A gente faz uma caracterização do adversário e passa as informações mais valiosas para a comissão técnica e os atletas para elaborar os treinos - explica. – É um adversário que caracteriza o futebol uruguaio. Podemos dizer que são inteligentes taticamente, disciplinados, bem estruturados. Mas a disciplina na marcação não quer dizer que vai ter uma boa marcação. Tem muito a ver com posicionamento, com a estratégia - completa.
Tudo isso e mais um pouco, até porque as informações sigilosas são bem guardadas pelo CDD e só o grupo terá acesso, é repassado em forma de palestras, relatórios, e com instruções durante os treinos.
De acordo com Thiago, todos os clubes da Série A têm um trabalho de pesquisas sobre adversários. Mas, com a estrutura que o do Grêmio apresenta, ele diz ainda não ter conhecido. Os profissionais que atuam no CDD são formados em Educação Física, com pós-graduação ou Mestrado. Um deles, Lucas de Oliveira, foi convidado recentemente para ser analista de desempenho da seleção brasileira sub-20. Na mesma área foi revelado Rafael Vieira, hoje Analista de Desempenho da Seleção Brasileira comandada por Mano Menezes.
CLICESPORTES
Central de Dados Digitais (CDD) do Olímpico é o local onde se analisa os adversários do grêmio
Foto:
Tatiana Lopes
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.