| 18/01/2011 02h47min
Na estreia do Brasil no Sul-Americano Sub-20, o desempenho do atacante Neymar garantiu a vitória da Seleção sobre o Paraguai na madrugada desta terça-feira em Tacna, no sul do Peru. O time brasileiro venceu o adversário por 4 a 2. O atacante do Santos marcou os todos os gols do time brasileiro.
Além de alcançar a artilharia do torneio, o camisa 7 da Seleção colocou a equipe do técnico Ney Franco na liderança do Grupo B, com três pontos — mais cedo, Colômbia e Equador empataram em 1 a 1. A Bolívia, outra equipe da chave, ainda não estreou.
Apesar da vitória, o Brasil tomou um susto no início do segundo tempo, com a expulsão de Zé Eduardo e o gol do paraguaio Vieira.
Neymar abriu o placar com gol de pênalti
Neymar abriu o placar aos 25 minutos do primeiro tempo. Em uma jogada individual, Casemiro invadiu a área e foi derrubado por Ovando. Na cobrança do pênalti, contestado pelo técnico do Paraguai, Adrian Coria, o atacante do Santos marcou o primeiro da Seleção. Em seguida, aos 33 minutos, Lucas lançou para Neymar dentro da área. O camisa 7 driblou o marcador e chutou, marcando o segundo.
No início do segundo tempo, o Brasil — que voltou com a mesma formação — perdeu o controle com a expulsão de Zé Eduardo. Aos dois minutos, ele foi punido com um cartão amarelo por causa de uma falta no meio-campo. Minutos depois, uma nova infração terminou com a sua expulsão.
O Paraguai aproveitou o momento para marcar o primeiro gol, com Vieira, após o rebote de um escanteio. No entanto, com a entrada de Fernando, o Brasil se recuperou e garantiu o terceiro gol. Aos 15 minutos, Neymar recebeu uma bola de Lucas, a adiantou e dividiu com o goleiro para ampliar o placar.
Em seguida, aos 18 minutos, em um contra-ataque, Rafael Garlhardo — que entrou no segundo tempo no lugar de Danilo —, tocou pelo lado esquerdo para o craque do Santos, que invadiu a área, percebeu a saída do goleiro e tocou por cima, ampliando a vantagem brasileira.
Aos 38 minutos da etapa final, o paraguaio Montenegro foi lançado dentro da área, driblou Gabriel e diminui para a seleção vizinha, fixando o placar em 4 a 2. A poucos minutos do final, o técnico Ney Franco reclamou da violência dos rivais contra Neymar e acavou expulso, assim como Henrique. Ele fez falta na entrada na área e, como já tinha amarelo, acabou deixando o campo.
Brasil
Gabriel, Danilo (Rafael, 57min), Bruno Uvini, Juan, Alex Sandro, Zé Eduardo, Casey, Oscar (Fernando, 52min), Lucas (Romario, 90min), Neymar, Henrique.
Paraguai
Mario Obando, Nelson Ruiz, Raúl Cáceres, Gustavo Gómez, Diego Viera, Oscar Ruiz, Diego Benitez, Hernán Pérez, Marcos Gimenez, Jorge Ortega (Alberto Contreras, 73min), Claudio Correa.
Arbitro: Diego Abal (Argentina).
>>> No penúltimo minuto, Argentina vira contra o Uruguai
>>> Mano Menezes acompanha o Sul-Americano no Peru
Grupo A: Chile, Argentina, Venezuela, Uruguai e Peru.
Grupo B: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador e Paraguai.
O que vale o Sul-Americano
A competição, organizada pela Confederação Sul-Americana de Futebol, dá seis vagas ao Mundial Sub-20 e duas às Olimpíadas de 2012. Dez seleções nacionais se enfrentam em dois grupos de cinco. Cada equipe disputa quatro jogos na primeira fase. As três melhores avançam a um grupo final de seis, todos contra todos. Diferentemente da maioria das competições internacionais, não há eliminação direta ou finais.
Neymar marcou os quatro gols do Brasil na partida contra o Paraguai
Foto:
Ernesto Benavides, AFP
/
Agência RBS
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.