| 10/01/2011 16h59min
A Inter venceu tudo em 2010: Campeonato Italiano, Liga dos Campeões e Mundial de Clubes. Mas é do Barcelona o melhor do jogador do mundo: Lionel Messi. Ou melhor, os três melhores. Além do argentino, os espanhóis Xavi e Iniesta disputaram o prêmio mais importante para um jogador de futebol.
Nesta segunda-feira, em evento realizado em Zurique, na Suíça, ocorreu a primeira eleição da Bola de Ouro, desde que a Fifa e revista francesa France Football unificaram a escolha. O júri foi composto por 154 jornalistas europeus, além de capitães e técnicos das 208 seleções filiadas à entidade.
O título permaneceu nas mãos de Messi. O camisa 10 do Barça era azarão, apesar do seu talento. Em ano de Copa do Mundo, o peso para o resultado no torneio mais importante de futebol tem um valor maior, fato comprovado nos últimos quatro mundiais: Romário (1994), Zidane (1998), Ronaldo (2002) e Cannavaro (2006).
Na África do Sul, Messi não marcou um gol sequer. Além disso, não conseguiu dar ao time da Catalunha mais um título da Liga dos Campeões. Mas a técnica indiscutível, os incontáveis dribles nos adversários e a infinidade de gols foram suficientes para dar o segundo título seguido ao maestro do time do técnico Pep Guardiola.
— Boa noite e muito obrigado por este aplauso. Na verdade, não esperava ganhar o prêmio hoje. Já era uma felicidade estar com estes companheiros entre os finalistas. É um dia especial. Quero compartilhar este prêmio com meus companheiros e com meus entes queridos, e com todos os torcedores do Barcelona e todos os argentinos — discursou Messi após receber o troféu.
O jogador argentino obteve 22,8% dos votos, enquanto Iniesta conquistou 17,36% e Xavi 16,48%, terminando na quarta posição o holandês da Inter de Milão Wesley Sneijder (14,48%), na frente do uruguaio Diego Forlán, o quinto classificado (7,61%).
A Espanha, que sonhava conquistar a segunda Bola de Ouro de sua história, após o prêmio concedido a Luis Suárez, em 1960, precisará esperar a próxima edição. Esta foi a oitava Bola de Ouro outorgada a um jogador do Barcelona, que alcança o Milan e a Juventus, de Turim, como as equipes que mais ganharam títulos de melhor jogador do mundo.
Messi foi escolhido apesar de a Argentina não ter vencido a Copa do Mundo
Foto:
Fabrice Coffrini, AFP
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.