| 06/01/2011 08h35min
Time praticamente definido, pré-temporada na Serra, 50% de reforços, apostas em jovens, renovações de craques do passado e o Alex Ferguson dos Pampas no comando da equipe. É assim que o Novo Hamburgo dá início à busca da conquista do Gauchão Coca-Cola no ano de seu centenário.
— Chegamos perto em 2010 e vamos incomodar ainda mais neste ano — garante o técnico Gilmar Iser, que levou o Anilado à final da Taça Fernando Carvalho e às quartas de final da Taça Fábio Koff, contra Grêmio e Inter, respectivamente.
Para superar a Dupla Gre-Nal neste ano, o Noia buscou diversos reforços, como o centroavante Luiz Carlos, emprestado pelo Inter, o meia Raphael Luz, ex-Atlético-GO, e André Luiz, ex-Alecrim (RN). De acordo com o técnico, quase metade do grupo foi renovado para a disputa da competição estadual.
Foto: Bruno Colombo/ECNH
Mas nem tudo são boas notícias neste início de ano. O meia Preto, contratado no fim de 2010, foi liberado para disputar o Brasileirão pelo Atlético-GO em 2011. O atacante Rodrigo Mendes, um dos destaques iniciais da campanha anilada no último Gauchão, ainda se recupera de lesão.
— O Preto recebeu uma proposta muito boa do Atlético-GO, com valores muito mais elevados do que os que nós poderíamos pagar. Vai jogar a série A, e é um ótimo jogador. Mas nós temos um grupo grande, qualificado, e a mecânica da equipe permanece igual — explicou o presidente do Novo Hamburgo, Carlos Duarte.
Noia treina na Serra. Foto: Bruno Colombo, ECNH
Mesmo assim, o mandatário do clube vê com otimismo o cenário para o centenário do time. Segundo ele, a data histórica amealhou patrocínios e incentivou os atletas em busca de conquistas para a equipe:
— Nosso objetivo, neste ano, é disputar a série D e brigar pelo título gaúcho. O Novo Hamburgo está preparado não só para disputar a série D, mas para entrar na briga pela C e a B. Temos estrutura melhor do que muitos clubes dessas séries superiores — garantiu Duarte.
Alex Ferguson dos Pampas
Além da boa estrutura anilada, com recursos financeiros e o recente Estádio do Vale, a equipe conta com uma figura conhecida e querida da torcida no comando técnico: Gilmar Iser, que lembra, com bom humor, o apelido de Alex Ferguson do Sul, atribuído a ele pela longevidade à frente do Noia, em comparação com o Sir que comanda o Manchester United desde 1986. O retorno em 2010 trata-se da quarta passagem do treinador pelo time, em um total de seis anos de Novo Hamburgo no currículo.
— O segredo dessa parceria é a afinidade — afirma Iser. — Tenho autonomia para conduzir o time aqui. E tem empatia, tanto pela direção quanto pela torcida.
Iser comanda os treinos na serra gaúcha. Foto: Valdir Friolin, BD
O presidente elogia o técnico, mas lamenta cedê-lo para outros clubes nos momentos de recesso do Novo Hamburgo.
— O culpado pelas saídas do técnico é o próprio Esporte Clube Novo Hamburgo, que não tem futebol o ano todo — confessa Duarte. — A gente acaba liberando o profissional quando ele recebe outras propostas, porque não temos como segurar sem futebol. Ele é um ótimo profissional e conta com amizades na cidade, aqui da direção e o reconhecimento da torcida.
Treinos na Serra
Enquanto a relação se mantém estável, Gilmar Iser treina com seus comandados na Serra. O grupo anilado realiza a segunda parte da pré-temporada, de 5 a 15 de janeiro, entre Canela e Gramado. Mas, desde os amistosos contra Juventude (derrota) e Lajeadense (vitória), o técnico já tem um time praticamente definido para a disputa do Gauchão Coca-Cola 2011.
Foto: Divulgação, ECNH
Contra o Porto Alegre, o primeiro desafio do time na competição, fora de casa, o Anilado deve entrar em campo com: Ricardo; Bosco, Vinícius, Cláudio Luiz, Lino; Edinho, Márcio Hahn, Almeida, Luiz Carlos; Michel e Juba.
Destaques do time nos treinamentos, de acordo com o técnico:
— Márcio, Juba, Michel e Edinho — indica Iser.
Michel tem boa participação nos treinos. Foto: Eduardo Pires, Divulgação
Estádio do Vale
Foto: Bruno Colombo, ECNH
O Novo Hamburgo pretende apresentar um dos melhores gramados do Gauchão, segundo o presidente Carlos Duarte. O processo de melhorias do Estádio do Vale abrange ainda a construção de um novo vestiário para os visitantes e as reformas necessárias para garantir o pleno funcionamento da iluminação do local.
— Estamos com técnicos trabalhando na iluminação para, se Deus quiser, não termos nenhum problema neste ano. Nossa capacidade estava aquém do necessário — admite Duarte.
ESPORTE CLUBE NOVO HAMBURGO
Fundação: 1 de maio de 1911
Cores: branco e azul anil
Estádio: Estádio do Vale
Capacidade: 6 mil torcedores (provisória)
Principais Conquistas: Campeão do Interior (sete vezes), Segundona do Gauchão (duas vezes), Copa FGF (2005), Copa Emidio Perondi (2005) e Campeonato Citadino de Porto Alegre (1937)
Presidente: Carlos Duarte
Treinador: Gilmar Iser
LEIA TAMBÉM:
> Título de Campeão do Interior é a meta do Pelotas
> Com orçamento apertado, Santa Cruz aposta no conjunto
> Grêmio deve começar Estadual com time misto
> Juventude tenta retomar melhores momentos
> Para manter o título do Interior, Caxias aposta na experiência
> Veranópolis quer dar um "passo a mais" no Gauchão Coca-Cola
CLICESPORTESGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.