| 02/01/2011 20h18min
Há tempos Santa Catarina não está sob os holofotes do futebol nacional como estará em 2011. O estado tem dois times na Série A (Avaí e Figueirense), um time na Série B (Criciúma) e dois na C (Chapecoense e Joinville), além do Brusque e mais uma equipe — a ser definida no Campeonato Catarinense — que disputarão a Série D. Com tantos times presentes nas divisões mais nobres do Brasileirão, a temporada, que começa nas próxima semanas, promete ser quente em Santa Catarina.
O Estadual será aberto no dia 15 de janeiro, quando o bicampeão Avaí começa a defender o título diante da Chapecoense, e o Criciúma, ressurgindo no cenário nacional, recebe o recém-promovido Concórdia. Será o início de um ano eletrizante para os times catarinenses e o clicEsportes, com o auxílio dos torcedores, projeta o que as principais equipes do estado terão pela frente nos próximos 12 meses.
Avaí
O ano passado apresentou dois semestres distintos ao Leão. Passada a euforia pela conquista do Catarinense, o time da Ressacada teve que superar o troca-troca de treinadores e as seguidas lesões no elenco para manter-se na Primeira Divisão, o que prujudicou também a boa campanha na Copa Sul-Americana. O alívio pela permanência agora dá lugar à expectativa na torcida azurra: o que será do time em 2011?
O técnico Vagner Benazzi renovou e o meia Marquinhos, maior ídolo do clube no século XXI, voltou. O elenco da última temporada, em compensação, foi desfeito: Emerson, Caio, Rudnei, Patric e Eltinho deixaram a Ressacada. O Avaí estará em três competições de destaque em 2011: Catarinense, Copa do Brasil e Brasileirão, o que aumenta a necessidade de montar um elenco com boas peças de reposição. No comando das negociações está o ex-zagueiro Mauro Galvão.
Expectativa da torcida: "Em 2011 espero que o Avaí jogue com mais raça, que mostre mais garra, que honre fazer parte da elite do futebol brasileiro. Que o meu coração azul e branco sinta muitas alegrias e que eu sinta mais orgulho ainda em ser avaiana" — Marina Gonçalves de Santiago, 23 anos, massoterapeuta.
Figueirense
A amargura por ver o principal rival na Primeirona deu lugar à alegria e ao alívio na torcida alvinegra. O Furacão começou 2010 em marcha lenta, mas acertou o time após Marcio Goiano assumir o comando e terminou a temporada na mais pura felicidade, com o retorno à Série A. E, como diz a velha máxima, em time que está ganhando não se mexe.
Goiano e cerca de 90% do elenco renovou contrato, até mesmo jogadores como Ygor, Juninho, Maicon e Roger Carvalho, muito valorizados após o acesso. O gerente de futebol Chico Lins não brincou em serviço e já anunciou reforços, como Breitner, do Santos, e outros devem chegar ao Orlando Scarpelli nos próximos dias. A dúvida da torcida é se um time que teve êxito na Segundona conseguirá o mesmo feito na Série A.
Expectativa da torcida: "Espero que invistam em jogadores e que esse ano a gente consiga pelo menos o Catarinense e uma vaga na Copa Libertadores. Esse time que conseguiu o acesso é limitado, tem que investir em jogador. Do jeito que está não dá para sonhar alto" — Alexandre Martins, 28 anos, médico.
Criciúma
No passado o time catarinense de maior destaque no Brasil, o Tigre deu um importante passo na luta para retomar o posto. A conquista do acesso à Série B no ano passado levou ao delírio os fanáticos torcedores do Criciúma, que fizeram muita festa no Heriberto Hülse com a vaga na Segundona. O comandante do acesso, Argel Fucks, no entanto, deixou o clube.
Para seu lugar foi contratado Guilherme Macuglia, campeão da Série C de 2006 com o próprio Tigre. Apesar dos projetos de investimento no clube por parte do presidente Antenor Angeloni, Macuglia terá a missão de fazer um bom papel no Estadual e conquistar o acesso à Série A com um orçamento limitado. O goleiro Andrey, ex-Figueirense, e o volante Carlinhos Santos, ex-JEC, já foram apresentados como reforços.
Expectativa da torcida: "Acho que o time está se estruturando e teremos novos reforços. Vamos brigar frente a frente com os times da Capital no Estadual. Na Série B, também vamos brigar para subir" — Bruno Bergmann, 21 anos, estudante.
Joinville
O caminho do Tricolor rumo à Série C foi tortuoso, conquistado após uma batalha nos tribunais do STJD por causa da escalação irregular de um jogador por parte do América-AM, que eliminou o Coelho da Série D. Ainda assim, a torcida fez muita festa com o acesso. A esperança é de um ano com mais alegrias do que em 2010, quando o time ficou com os vice-campeonatos do Catarinense e da Copa Santa Catarina.
Expectativa da torcida: "O JEC vai ter que começar a se estruturar desde o Catarinense para não cair. Temos chances de título, no ano passado não ganhamos em casa por detalhe. Se conseguirmos o título vamos mais confiantes para a Série C" — Fernanda Luttke, 29 anos, jornalista.
Chapecoense
O Verdão do Oeste teve uma temporada morna, após ser um dos maiores destaques do futebol catarinense por dois anos consecutivos. O time chegou a ser rebaixado no Estadual, mas recuperou a vaga com a desistência do Atlético-Ib, que abandonou as competições oficiais. O técnico Mauro Ovelha, que conduziu o time à Série C, retomou o cargo com o objetivo de repetir a façanha, agora rumo à Série B, e de finalmente conquistar o Campeonato Catarinense.
Expectativa da torcida: "No ano que passou perdemos uma grande chance de entrar na Série B, até pelo lado financeiro. Espero que em 2011 a gente conquiste o Catarinense e consiga a vaga. O Mauro Ovelha é um bom técnico, com ele vamos ter chances" — Rafael Mantelli, 27 anos, estudante.
Torcidas de Avaí, Figueirense, Criciúma e JEC preparam-se para um ano quente
Foto:
Montagem com as fotos de Roberto Scola, Julio Cavalheiro, Rogério da Silva e Maurício Vieira.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.