| 24/12/2010 11h10min
Uma lesão ligamentar no joelho direito, em outubro, no Gre-Nal pela Copa Ênio Costamilan, afastou o lateral Gabriel Spessatto do restante dos jogos dos juniores do Grêmio na temporada. Mesmo assim, ele terminou 2010 como goleador da equipe, com 17 gols. Neste final de ano, o jogador vê seu contrato se aproximando da data de encerramento – 30 de janeiro – e ainda não sabe qual será seu futuro.
Na pré-temporada de 2010, Spessatto era um dos nomes da base cotados para reforçar o grupo profissional no período de treinamentos. Mas foi convocado para a Copa São Paulo de Juniores e as datas coincidiram. A chance, então, foi adiada em um ano. Porém, agora, ele faz tratamento no joelho. A previsão de recuperação é março de 2011.
Foto: Tatiana Lopes
– A vontade que eu tenho é de ficar, estou no Grêmio há 10 anos, é o meu time do coração. Claro que no futebol tudo depende, tem que sentar e conversar, mas eu quero ficar, a preferência é sempre pelo Grêmio – declarou o lateral-direito ao clicEsportes.
Até o momento, Spessatto não foi alvo de propostas de outros clubes. No entanto, orientado também pelo empresário Gilmar Veloz, ele já encaminha o passaporte italiano. Justamente por isso seu sobrenome agora passa a ter duas letras t como de seus familiares. Como a maioria dos meninos que realiza o sonho de se tornar jogador de futebol, ele, um dia, quer jogar na Europa.
– É um sonho. Não tenho uma preferência, a Espanha, a Itália, por exemplo, são países com bastante visibilidade – comentou.
Foto: Tatiana Lopes
Spessatto foi descoberto durante um campeonato infantil em Lajeado. Levado ao Olímpico para testes, passou e, desde então, não saiu mais do clube.
Natural de Encantado, aos 12 anos ele já morava sozinho em um apartamento, em Porto Alegre, com mais três colegas de idade semelhante.
– A gente se virava do jeito que dava, em casa a gente só dormia e estudava mesmo – contou Spessatto, que chegou a iniciar a faculdade de administração, mas não conseguiu conciliar com as viagens pelo Grêmio.
Ficar longe da família desde pequeno foi difícil. Mas o jogador acredita que esse período também serviu como aprendizado.
– Era complicado, mas valeu muito. Me sinto muito mais maduro – disse.
Hoje, Spessatto mora com o irmão Guilherme, de 23 anos, formado em direito. Ele, inclusive, quer se especializar em direito esportivo para ajudar o jogador na carreira.
Spessatto durante a entrevista
Foto: Fernando Potrick, Grêmio
Para cumprir o prazo de recuperação, Spessatto faz dois períodos de fisioterapia diariamente no Olímpico. Esperando pela renovação de contrato e pela chance de subir para o grupo profissional, ele só pensa, no momento, em voltar a jogar.
Com o técnico Paulo Autuori, Spessatto participou dos rodízios nos treinamentos do grupo principal. Com Silas, ele chegou a ser relacionado para dois jogos, contra o Atlético-MG no Olímpico e contra o São Paulo fora.
– Espero voltar a jogar logo e bem, como eu vinha jogando, e ter a oportunidade no Grêmio. Se não der para ser no Grêmio, em outro lugar – projetou o lateral, que completa 20 anos em julho de 2011.
O empresário Gilmar Veloz ainda não recebeu um contato oficial da direção do Grêmio sobre a possibilidade de renovação de Spessatto com o clube.
Já o vice de futebol Antônio Vicente Martins avisa que em breve o assunto receberá atenção. O dirigente ainda vai conversar com o gerente executivo Cícero Souza sobre o futuro de Spessatto.
CLICESPORTESGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.