| 22/12/2010 10h10min
Setoristas de Grêmio e Inter do clicEsportes selecionaram cinco jogos de cada equipe no ano. Os mais emocionantes e emblemáticos, daquelas partidas em que o torcedor saiu sorrindo do estádio ou da frente da televisão. Confira abaixo.
:: Cinco grandes jogos do Inter
Estudiantes 2x1 Inter – 20/05/2010 – Libertadores
O jogo mais emblemático do Inter na Libertadores. Depois de vencer o jogo de ida no Beira-Rio por 1 a 0, o Colorado foi até a Argentina encarar o Estudiantes, “chuleando” por um empatezinho.
Mas a vantagem colorada durou pouco. Aos 19 do primeiro tempo, Verón acertou um lançamento do meio-de-campo. Leandro González recebeu e bateu na saída de Pato Abbondanzieri. Dois minutos depois, Pérez chutou de fora da área e acertou o ângulo esquerdo.
Quando tudo parecida perdido, apareceu a estrela de Giuliano, craque da Libertadores. Aos 43min, o meia recebeu passe de Andrezinho, entrou na área e bateu cruzado, nas redes. Atrapalhado pela fumaceira da torcida, Orión pouco pode fazer. E o Inter vencia a batalha de Quilmes.
Inter 1x0 São Paulo – 28/07 – Libertadores
Diante de um São Paulo retrancado, o Inter dominou a partida e pressionou o jogo do início ao fim no Beira-Rio. A posse de bola, de mais de 70% para os vermelhos, mostra um pouco do que foi o duelo, válido pela abertura da semifinal da Copa Libertadores.
O gol salvador saiu aos 23 minutos do segundo tempo, com Giuliano, que havia substituído Andrezinho. Três minutos depois de entrar em campo, o meia pegou a sobra na área, girou sobre a marcação, e bateu no canto. Rogério Ceni apenas observou a bola entrando nas redes.
O resultado foi fundamental, já que o Inter não tinha levado gol em casa. E o Colorado garantiu a classificação para a decisão justamente no saldo qualificado, com derrota de 2 a 1 no Morumbi, para o mesmo São Paulo.
Inter 3x2 Corinthians – 26/09 – Brasileirão
Em jogo candidato a ser o melhor do Brasileirão, o Inter venceu o Corinthians por 3 a 2, no Beira-Rio, nos descontos da segunda etapa. A vitória dava ânimo para o time de Celso Roth crescer na competição. Entretanto, o time acabou caindo de rendimento no decorrer da campanha.
No final do primeiro tempo, Tinga abriu o placar e teve de ser substituído. Foi a primeira das duas lesões musculares do meia em sequência. O Timão conseguiu o empate com Jorge Henrique, em erro na saída de bola colorada, na segunda etapa. Pouco depois, Alecsandro recolocou o time gaúcho na frente, de cabeça.
No final da partida, um lance que lembrou o jogo entre Uruguai e Gana, pelas quartas de final da Copa. Ao tentar salvar o gol vazio, Nei espalmou (assim como o uruguaio Suárez havia feito no Mundial). O juiz assinalou o pênalti e expulsou o lateral-direito. Bruno César não desperdiçou a cobrança.
Quando o jogo parecia que terminaria empatado, falta frontal para o Inter. Andrezinho foi para a cobrança e a bola desviou na barreira e ainda bateu na trave antes de entrar – 3 a 2.
Chivas 1x2 Inter – 11/08 – Libertadores
No belo Estádio Omnilife, no México, o Inter não só venceu o Chivas, como deu um banho de bola nos donos da casa, mesmo em gramado sintético. A vitória por 2 a 1 abriu as portas para o bicampeonato.
Kleber e Alecsandro já tinham acertado a trave do goleiro adversário, quando saiu o gol do Chivas. Nos acréscimos da primeira etapa, Bautista recebeu lançamento e cabeceou por cima de Renan.
Na segunda etapa, o Inter seguiu imprimindo um ritmo forte. E mais um vez pintou o talismã colorado. Após lançamento de Kleber, Giuliano subiu mais alto que a defesa e desviou para as redes.
Já aos 31min, o Inter virou em jogada envolvendo os dois zagueiros. D'Alessandro lançou para Índio, que escorou para Bolívar. O capitão colorado mergulhou e decretou a vantagem colorada.
Inter 3x2 Chivas – 18/08 – Libertadores
A partida mais importante do ano para o Inter, quando o time de Celso Roth conquistou a América pela segunda vez e ganhou o direito e disputar o Mundial de Clubes. Mas desta vez, o Chivas quase complicou. Aos 42 minutos, Fabian recebeu na área e marcou um golaço de voleio.
Aos 17 da segunda etapa, Kleber cruzou na área e Rafael Sobis, com oportunismo, empatou a partida. Aos 31, Leandro Damião roubou bola no ataque, saiu em velocidade e bateu forte, na saída do goleiro.
Giuliano, estrela colorada na competição, praticamente deu o título ao balançar as redes aos 44. Bravo ainda descontou, mas o continente já era do Inter.
>> Na Rede: Colorado, que outro jogo você destacaria como um grande duelo em 2010?
:: Cinco grandes jogos do Grêmio
Inter 0x2 Grêmio - 25/04 - Gauchão
Foto: Diego Vara
No Beira-Rio, o Grêmio venceu o Inter por 2 a 0 no Gre-Nal 380, largando em vantagem na decisão do Gauchão. As equipes criaram belas oportunidades no jogo, que teve alta velocidade desde o início do primeiro tempo. Os gols, no entanto, saíram na etapa complementar.
Rodrigo abriu o placar aos 22 minutos, de cabeça, após escanteio. No final da partida, aos 42 minutos, Rochemback cobrou falta e Borges cabeceou. A bola bateu no travessão antes de entrar para fechar o placar no Beira-Rio.
No jogo da volta o Grêmio perdeu por 1 a 0, mas se sagrou campeão pelo resultado da partida do Beira-Rio.
Fluminense 2x3 Grêmio - 29/04 - Copa do Brasil
Mesmo sem Rodrigo, expulso no final do primeiro tempo, o Grêmio conseguiu passar pelas dificuldades e vencer, de virada, o Fluminense, dentro do Maracanã, no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil.
O Fluminense estava sem Conca e Fred, mas não se intimidou e pressionou o Grêmio no início, saindo na frente com André Lima (hoje no Grêmio), aos 12 minutos.
Aos 20 veio o empate em uma grande jogada de Jonas, que lançou Douglas. O meia marcou de cabeça. A virada veio aos 30. A jogada começou com Borges e terminou em Jonas, que completou. Aos 27 do segundo tempo, Douglas fez o segundo dele em bela jogada na entrada da área, saindo da marcação de dois jogadores.
O Fluminense ainda encostou no placar, com Equi Gonzalez. O Grêmio levou mais alguns sustos até o apito final, se segurando como podia. O árbitro terminou o jogo aos 50 do segundo tempo.
Grêmio 4x3 Santos - 12/05 - Copa do Brasil
Foto: Diego Vara
Para a maioria dos gremistas, senão todos, este foi um dos maiores jogos da história do Grêmio no Olímpico. O Tricolor encarou o time sensação do Santos na temporada, com Ganso, André, Robinho e Marquinhos — que substituiu Neymar, suspenso — e, depois de sair perdendo, fez quatro gols no segundo tempo. O adversário ainda descontou no final, mas a vitória foi gremista no primeiro jogo da semifinal da Copa do Brasil.
André abriu o placar para o Santos depois cobrança de escanteio, aos 15 minutos de jogo. O segundo também foi dele, aos 20. O Grêmio teve a chance de diminuir em cobrança de pênalti, mas Jonas bateu no meio do gol e Felipe defendeu. No rebote, Edilson mandou para fora.
Bastaram 22 minutos na etapa final para tudo mudar. Borges aproveitou rebote da zaga do Santos e empatou. Oito minutos depois, Borges marcou de novo, após contra-ataque fulminante puxado por Douglas. Aos 22, Jonas recebeu na intermediária e ampliou.
E ainda cabia mais. Borges fez mais um, o terceiro dele e o quarto do Grêmio. O Santos ainda descontou aos 37, com Robinho, fechando o placar em 4 a 3.
Grêmio 2x1 Cruzeiro - 17/10 - Brasileirão
Foto: Jefferson Botega
O então líder do Brasileirão não foi páreo para o Grêmio no Olímpico. O Cruzeiro até saiu na frente, com o argentino Montillo, mas os donos da casa deram a volta por cima e, jogando bem, viraram o placar.
Ainda no primeiro tempo, o empate saiu com Júnior Viçosa, estreante no ataque ao lado de Jonas, já que André Lima estava machucado. Antes, Jonas havia marcado um gol, mas foi anulado.
Wellington Paulista, em posição legal, cabeceou para a rede após lançamento de Gilberto. A arbitragem anulou a jogada, alegando impedimento. Sorte do Grêmio, que conseguiu fazer outro gol mais tarde. Gilson foi empurrado dentro da área e Jonas foi cobrar a penalidade. Acertou, mas o juiz mandou voltar por invasão. O artilheiro se posicionou novamente. Cara a cara com o goleiro, ele correu, bateu e foi ainda melhor: Grêmio 2 a 1 Cruzeiro.
O segundo tempo teve cinco minutos de acréscimo. O goleiro Fábio ainda teve que ser atendido em campo, e mais dois foram adicionados. Ao mesmo tempo em que o momento era tenso, a torcida cantava. Até "olé" se ouviu das arquibancadas por volta dos 46.
Grêmio 3x0 Botafogo - 05/12 - Brasileirão
Foto: Ricardo Duarte
Para encerrar o Brasileirão em quarto lugar, o Grêmio podia empatar com o Botafogo na última rodada. Mas acabou vencendo, e com goleada de 3 a 0 em um grande jogo no Olímpico lotado.
O placar foi aberto por André Lima. Jonas finalizou, o goleiro rebateu e o centroavante empurrou para o gol. O segundo foi do Mestre Jonas, que disparou na artilharia do Brasileirão, e ultrapassou Renato em número de gols com a camisa tricolor: 75 contra 74. Ele chutou rasteiro da entrada da área, a bola bateu na trave e entrou.
No segundo tempo, o goleiro Jefferson errou a reposição, Douglas aproveitou, lançou ao ataque, e André Lima recebeu em condições. Mas o atacante devolveu para o camisa 10 tricolor, que, com a goleira vazia, só teve a tarefa de empurrar.
Três dias depois, o Grêmio comemorou a vitória do Independiente sobre o Goiás na final da Sul-Americana, quando finalmente confirmou sua participação na Libertadores de 2011.
>> Na rede: Gremista, que outro jogo você destacaria como um grande duelo em 2010?
CLICESPORTESGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.