clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 05/12/2010 20h14min

Para ir do inferno ao céu no Brasileirão, Grêmio depende de argentinos

Campanha do Grêmio ficou marcada por primeiro turno decepcionante e reação no segundo

A vitória de 3 a 0 sobre o Botafogo, neste domingo, garantiu ao Grêmio a quarta colocação no Brasileirão e, para chegar na Libertadores, o time gaúcho só depende de uma vitória do Independiente sobre o Goiás na decisão da Copa Sul-Americana, quarta-feira, na Argentina.

<< Ouça os gols da partida
<< A galeria de fotos

Um quarto lugar no Brasileirão não chega a ser grande coisa para uma equipe com a história e a tradição do Grêmio, mas, pelo começo da equipe no campeonato, esta colocação vale quase como um título.

Envolvido na Copa do Brasil, o Grêmio começou o Brasileirão poupando os titulares. Em meio aos confrontos pelas semifinais do torneio contra o Santos, o Tricolor estreou contra o Atlético-GO fora de casa com um empate de 0 a 0 e perdeu para o Corinthians em pleno Estádio Olímpico.

Até aí tudo estava sendo encarado como dentro da normalidade. Mas, após a derrota na Vila Belmiro e a eliminação na Copa do Brasil, o Grêmio foi ao fundo do poço. Entrou em grave crise técnica, o técnico Silas perdeu completamente o controle do vestiário e o time, nem de longe, repetia o desempenho apresentado no primeiro semestre.

A parada para a disputa da Copa do Mundo foi vista com bons olhos pelos gremistas inicialmente. Mas os planos da diretoria e comissão técnica falharam e a crise se agravou.

Depois de um curto período de férias, o Grêmio decidiu que iria participar de um torneio em Florianópolis, junto com Avaí, Vasco e Coritiba. Os dias longe da família na capital catarinense deixaram os jogadores do Grêmio irritados. Frases fortes contra a participação na "Copa da Hora" eram ditas a todo o momento pelos atletas e rebatidas pelos dirigentes.

O Grêmio chegou à décima terceira rodada na 18ª posição, com apenas 12 pontos. Após a derrota para o Fluminense dentro de casa, o diretor de futebol Luiz Onofre Meira e o técnico Silas foram demitidos.

O então assessor Alberto Guerra assumiu o comando do vestiário e foi até Salvador buscar o técnico Renato, que comandava o Bahia. Era o início da reação tricolor.

Com o maior ídolo da história do clube sentado na casamata, a torcida voltou a dar apoio ao time, que embalou. O começo foi difícil. Ainda no mês de agosto, o time foi derrotado pelo Ceará, fora de casa, e pelo Santos, no Olímpico, além de ter sido eliminado pelo Goiás na Copa Sul-Americana. Porém, depois que Renato acertou o time, poucos conseguiram segurar o Tricolor.

Em setembro, apenas o Palmeiras derrotou o clube gaúcho. Em outubro, só o Fluminense. No mês de novembro, o máximo alcançado pelos adversários diante do time de Renato foi um empate.

O Grêmio chegou à última rodada do campeonato dependendo apenas de um empate para garantir o quarto lugar e ficar na dependência do fracasso do Goiás na final da Copa Sul-Americana para confirmar a vaga na Libertadores, E o Tricolor não decepcionou. Com uma partida praticamente impecável, deu poucas chances ao adversário e confirmou mais três pontos na tabela de classificação.

Com 63 pontos, o Grêmio é quarto no Brasileirão. A vaga na Libertadores depende agora só do Independiente, da Argentina.

CLICESPORTES
Público total: 45.420
Renda: R$ 949.795,50
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS). Data: 05/12/2010. Árbitro: Sandro Meira Ricci (DF), auxiliado por Márcio Eustáquio Santiago (MG/Fifa) e Marrubson Melo Freitas (DF).
Gols: André Lima (Grêmio), aos 20m, e Jonas (Grêmio), aos 38m, no primeiro tempo. Douglas (Grêmio), aos 8m, no segundo tempo.
Cartões amarelos: Fábio Rochemback, Douglas, Jonas e Adilson (Grêmio); Lucas Zen (Botafogo).
GRÊMIO 3 BOTAFOGO 0
Victor; Gabriel, Paulão, Rafael Marques Fábio; Rochemback (Neuton), Adilson, Lúcio (Gilson), Douglas, Jonas e André Lima (Clementino) Jefferson; Antonio Carlos, Leandro Guerreiro e Danny Morais (Herrera); Alessandro e Lucas Zen (Edno), Fahel, Somália, e Marcelo Cordeiro; Caio (Tulio Souza) e Loco Abreu.
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.