| 03/12/2010 18h41min
O apito de Carlos Eugênio Simon vai soar pela última vez neste domingo. Na partida entre Fluminense e Guarani, considerada a final do Brasileirão, o árbitro quer encerrar, em suas palavras, uma "temporada excelente de uma maneira excelente". A partir de segunda, o gaúcho, de 45 anos, natural de Braga, decide a respeito das propostas de duas emissoras de televisão para atuar como analista de arbitragem.
Muito orgulho. É assim que Simon define seu momento derradeiro no gramado. Depois de 27 anos marcando faltas, peitando catimbeiros e instaurando a aura de seriedade necessária para a realização dos espetáculos da bola, o árbitro está satisfeito com sua atuação neste ano.
— Arrebentei a boca do balão, ainda mais no Gre-Nal — gaba-se. — Todo mundo me elogiou, e agora vou encerrar uma temporada excelente de uma maneira excelente. Sinto muito orgulho por chegar até aqui com esse respeito, depois de tanto tempo de arbitragem. Me sinto emocionado com o reconhecimento do meu trabalho.
Simon apitou duas partidas na Copa 2010. Foto: Paul Ellis, AFP.
Algumas demonstrações de estima dos torcedores podem ser percebidas no Twitter. Até o fim da tarde desta sexta, 65 pessoas haviam repassado adiante a mensagem em que o juiz anunciava a aposentadoria. Apesar dos impropérios ocasionais, o tom da maioria era de carinho.
— Nós, árbitros aqui de Uberlândia, te desejamos muita felicidade. Um ótimo jogo e pena que está parando. Que feche com chave de ouro — escreveu Nelson Braga.
Simon respondeu:
— 295 jogos na Série A do Brasileirão. Agradeço o apoio de todos. Durante toda minha carreira, me dediquei ao máximo e saio de peito aberto.
Árbitro vai seguir novos caminhos. Foto: Ricardo Duarte.
A partir de segunda, a dedicação vai se direcionar a outras atividades, ainda sob análise. Simon revela ter propostas de duas emissoras de televisão, a Globo e a Band, para se tornar comentarista de arbitragem. Mas ele desconversa quando questionado se chegou a hora de julgar a atuação de seus colegas:
— Me pergunta na semana que vem.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.