| 29/11/2010 22h32min
Era uma tarde diferente. Não no campo, não com a bola rolando. Isso tudo se tornou supérfluo. Os jogadores, Celso Roth e toda a comissão técnica estavam em um dos gramados suplementares do estádio Beira-Rio. Mas o interesse de todos reinava sobre um pedaço de papel que ninguém sabia onde estava. Só havia uma certeza: a lista dos 23 atletas do Mundial de Clubes já estava pronta, faltava a divulgação.
Todos sabiam em que dia seria o anúncio: nesta segunda-feira, 29 de novembro, data limite estabelecida pela Fifa. Faltava conhecer a hora. Aí começa o mistério que seria desvelado apenas ao fim da tarde.
>> Acompanhe ao vivo a repercussão no Beira-Rio
>>> Confira a lista dos 23 jogadores do Inter para o Mundial
Se os jogadores já sabiam ou não da decisão, não havia como saber ou cravar. Caso sim, seriam atores dignos de novela das oito. De Pato Abbondanzieri a Oscar, todos deixavam transparecer alguma tensão. Até Bolívar, 30 anos, capitão e peça-chave do esquema vencedor de Roth, demonstrava expectativa.
— Claro que estou ansioso, não estive no último Mundial. Quero muito jogar esse ano — disse o zagueiro, que só por uma hecatombe seria alijado da relação.
Fotos: Lucas Rizzatti
Roth passou rápido pelo pátio, o relógio apontava perto das 16h e nada de lista. O técnico aproveitou o clima de notícia fresca no ar e brincou:
— Vamos decidir os convocados no treino! — berrou, para depois emendar: — Ela está aqui, ó — apontando para o bolso e rindo, ao referir-se à lista.
Num mundo em que tudo tem a sua versão virtual, o objeto mais cobiçado nos últimos tempos no contexto colorado não seria visto em papel. O site do Inter seria o encarregado de trazer a boa nova. Prevista para depois do treino, a divulgação foi postergada mais um pouco. Agora, tinha hora marcada: 18h.
Por volta das 17h, os goleiros, sempre os que mais sofrem, deixaram o suplementar. Lauro estava mais distante dos colegas, mirava apenas o chão. Estaria ele fora do Mundial? Talvez. No entanto, o mesmo emburrado goleiro causou um alvoroço na sala de imprensa do Beira-Rio. Lá, surgiu a informação: Lauro "tuitou" que estava entre os 23, depois de ver seu nome na lista fixada no vestiário. Agora, chegou a vez de a imprensa e, sobretudo, os torcedores colorados descobrirem, dando fim às especulações.
A angústia externa era tanta que não surpreendeu o site do Inter ter ficado fora do ar. Um mar vermelho invadiu a web atrás dos 23 selecionados.
— Pessoal, vai ter que ser por aqui mesmo, o site caiu devido ao número de acessos — justificou o assessor de futebol José Evaristo Villalobos, o Nobrinho, para logo depois anunciar os nomes.
Foto: Sérgio Boaz
Segundos depois da preciosa informação, os microfones já tinham seu novo alvo: o vice de futebol Fernando Carvalho, que, prontamente, repercutiu a lista:
— Os critérios são técnicos — apontou, sobretudo para justificar a ausência de Edu, uma das surpresas de uma tarde de mistério.
A divulgação, inclusive, saiu um pouco antes das 18h. Já a repercussão, as controvérsias e as discussões sobre a lista não têm hora para acabar. Ou melhor, terá, se o time voltar para Porto Alegre com a taça do bicampeonato.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.