| 10/11/2010 13h57min
Siga informações do Grêmio no Twitter
Faltam quatro jogos para o fim do Brasileirão. São 12 pontos que podem levar o Grêmio ao G-4 e, assim, içá-lo à Libertadores 2011. Mas a tarefa é árdua. E não tanto pela distância do atual quarto colocado, o Botafogo, que é de dois pontos. O problema maior está na tabela tricolor, que contempla partidas mais complicadas do que seus rivais pela vaga, o próprio clube carioca e o Atlético-PR.
> TABELA: confira a classificação do Brasileirão
E, se o Grêmio não vencer os seus quatro jogos, precisará secar os rivais do Rio e de Curitiba. Os dois, por exemplo, enfrentam o Ceará no Castelão. E, segundo projeção do Diário Gaúcho, se o clube cearense resistir aos adversários tricolores, ao Grêmio basta vencer os dois compromissos em casa e mais um (Santos ou Guarani). Ou seja, depois de aplicar uma estrondosa goleada, 5 a 1, nos nordestinos, o Grêmio agora conta com eles para disputar o torneio continental em 2011.
ATENÇÃO!
> Mesmo chegando ao G-4, o Grêmio não tem ingresso garantido à Libertadores. Para tanto, terá que torcer para que nenhum brasileiro vença a Copa Sul-Americana.
> A secação começa nesta quarta-feira, quando Ceará e Botafogo se enfrentam no Castelão, a partir das 21h50min.
> Leia também: jogadores do Grêmio estão de olho no jogo da noite
Na projeção feita pelo clicEsportes, o Ceará não deve fazer frente a Botafogo e Atlético-PR. Confira abaixo os demais prognósticos para o trio que ainda sonha com a Libertadores:
BOTAFOGO
Ceará x Botafogo (10/11)
Contra o Galo, o time de Joel já mostrou que pode ser perigoso fora de casa. Sempre veloz nos contragolpes, pode supreender um Ceará que habita zona confortável da tabela, com 44 pontos.
Botafogo x Inter (21/11)
Se o Inter disputasse o título, seria a grande pedreira do Botafogo nesta reta final. Há ainda em torno do jogo a polêmica do "entrega ou não entrega" por parte do Colorado — ou a vingança sobre o Grêmio pela última rodada do ano passado. A dificuldade também vai depender da estratégia: se Roth usará titulares ou reservas. Por enquanto, meio termo para o confronto.
Botafogo x Prudente (28/11)
Com 27 pontos, o Prudente já deve chegar à penúltima rodada rebaixado. E, jogando em casa, são três pontos certos para o Botafogo.
Grêmio x Botafogo (05/12)
Se ambos chegarem com chances, é um dos grandes jogos da última rodada. Enfrentar o Grêmio no Olímpico é sempre difícil. Ainda mais num confronto direto pela última vaga à Libertadores.
Atlético-PR
Atlético-PR x Prudente (14/11)
O pior time do campeonato não terá chances contra o Furacão na Baixada, onde naturalmente já é complicado vencê-lo.
Grêmio x Atlético-PR (20/11)
No confronto direto pelo G-4, é pedreira para os dois lados. Pior ainda para o Atlético, que vai enfrentar um Olímpico provavelmente lotado.
Ceará x Atlético-PR (28/11)
Com 44 pontos, o Ceará está praticamente alijado das agruras do rebaixamento e muito bem encaminhado para a Sul-Americana. Jogo à feição para o Furacão, ávido por três pontos, suplantar os donos da casa.
Atlético-PR x Avaí (05/12)
O Avaí está na luta para sair do Z-4. Mas também pode chegar à última rodada já rebaixado. Seja brigando ou já entregue, o time catarinense deve ser presa fácil para o Furacão em seus domínios.
GRÊMIO
Santos x Grêmio (13/11)
Está certo. O Santos não tem mais pretensões de título e Neymar não joga no sábado. Mesmo assim, não dá para se levar de barbada um confronto na Vila Belmiro. O histórico tricolor no estádio é desanimador: apenas uma vitória em toda a história.
Grêmio x Atlético-PR (20/11)
No confronto direto, leve favoritismo ao Grêmio pelo fator local. Mesmo assim, é jogo de iguais com status de pedreira pelo caráter decisivo do embate.
Guarani x Grêmio (28/11)
O Guarani ocupa o primeiro posto entre os rebaixados, está perto de sair. Até a penúltima rodada, cabe ao Grêmio torcer contra o Bugre para que este chegue até o confronto sem grandes pretensões. Tirando os aspectos da tabela, o Grêmio é mais time e já provou, com Renato, que não se intimida fora do Olímpico.
Grêmio x Botafogo (05/12)
Pode decidir a vaga ao G-4, na última rodada. E pelo caráter decisivo, é pedreira para ambos. A grande vantagem tricolor é o poder do Olímpico ao seu lado.
Grêmio de Lúcio vai acompanhar de perto o Ceará nesta reta final
Foto:
Elson Sempé Pedroso, Especial
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.