clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 09/11/2010 10h16min

Matemáticos refazem os cálculos sobre rebaixamento

Avaí pode escapar da degola com 44 pontos, indicam as projeções

Jean Balbinotti  |  jean.balbinotti@diario.com.br

Compartilhar

A rota de fuga do Avaí do rebaixamento para a Série B pode ser menos dura do que se imagina. Matemáticos e estatísticos de sites especializados refizeram cálculos e agora afirmam que a pontuação necessária para escapar da degola oscila entre 43 e 44 pontos, em vez dos 46 projetados no início da disputa.

Tudo por causa do índice técnico das equipes que estão na parte debaixo da tabela de classificação. Hoje, seis clubes lutam diretamente contra o descenso: Goiás, Avaí, Atlético-MG, Guarani, Atlético-GO e Vitória. Outros dois times entram neste grupo, mas em situações opostas. O Grêmio Prudente, com 27 pontos, está virtualmente rebaixado, com mais de 99% de chances de cair, enquanto o Flamengo, com 40, tem menos de 5%.

— O Avaí precisa é fazer a parte dele. No ano passado, há 10 rodadas do fim, o Fluminense tinha 98% de chances de cair, e aí o time engatou uma série incrível de vitórias e escapou. Isso não quer dizer que o Avaí vai ter de fazer o mesmo e ganhar as quatro que faltam para se livrar. Três vitórias e um empate já é suficiente — afirmou o matemático Tristão Garcia, do site Infobola.

Conforme ele, neste ano a necessidade de pontos será menor porque a competição está menos nivelada.

— Os times da parte de baixo não têm um "carro-chefe", uma equipe que puxe os concorrentes, como ocorreu com o Fluminense, no ano passado. Todos estão mal e pontuando pouco — explicou.

A maior prova é o Avaí. Nas últimas 19 rodadas (um turno inteiro), a equipe catarinense somou apenas 12 pontos, mas entrou no temido Z-4 há cinco jogos. Na avaliação do professor de matemática e estatístico Valmir Medeiros, os seis times com chances de cair não deverão chegar aos 45 pontos.

— Muito provavelmente teremos times fugindo do rebaixamento com 44 ou 43. O Avaí pode escapar com mais três vitórias, mas ficará (ou não) na dependência dos critérios de desempate junto com outras equipes — salientou.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.