| 04/11/2010 07h14min
Toda a semana, clicEsportes conversa com ex-jogadores da dupla Gre-Nal que hoje brilham em gramados distantes do Rio Grande e do Brasil. Hoje, a série mostra um pouco da vida do atacante Luiz Adriano, ex-Inter.
Luiz Adriano de Souza da Silva marcou um gol na final da Copa da Uefa, uma das competições mais importantes da Europa. Mas a sua participação com o Inter no Mundial de Clubes ainda é a lembrança mais viva na memória do jovem atacante de 23 anos, vendido em 2007 para o Shakhtar Donetsk ainda com status de promessa que não chegou a amadurecer no Beira-Rio.
— Disputar o Mundial pelo Inter foi uma experiência única na minha carreira. Não tenho nem palavras para definir o que foi aquilo. Ainda mais depois de fazer aquele gol — diz Luiz Adriano.
Crédito: Armando Franca, AP
E o gol referido pelo atacante não foi um gol qualquer. Aos 27 minutos da segunda etapa, depois de mais de um tempo e meio sem folga contra o Al-Ahly, ele surgiu na área como uma flecha e torneou de cabeça para aliviar a torcida colorada.
No início da temporada seguinte, Luiz Adriano foi negociado com o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. No pequeno e frio país europeu, ele teve de mudar o estilo para fazer sucesso.
— No Inter eu sempre joguei como jogador de movimentação, sem ficar fixo dentro da área. Aqui, como o futebol requer mais força, tive de aprender a jogar de costas para o zagueiro, segurar mais a bola na frente — conta.
Crédito: Valdir Friolin
Com a pequena correção de posicionamento, Luiz Adriano deslanchou. Agarrou a camisa 9 da equipe que se especializou em contratar jovens promessas brasileiras. Hoje, são nove. Entre eles, o ex-gremista Douglas Costa. Durante a passagem do ex-jogador do Inter o Shakhtar deixou a condição de um time inexpressivo no futebol europeu para ombrear com os grandes.
O primeiro título continental do clube contou com a participação direta de Luiz Adriano. Na final da Copa da Uefa, contra o Werder Bremen, da Alemanha, ele mostrou que é jogador de jogos decisivos. Marcou o primeiro na vitória por 2 a 1. A boa fase lhe rendeu o carinho dos fãs e um novo contrato:
— Sou reconhecido nas ruas aqui, o pessoal gosta de mim. Gostaria muito de ir para um clube grande da Europa, mas a proposta não apareceu e o pessoal do clube me ofereceu um contrato muito bom.
A estabilidade financeira e profissional que Luiz Adriano garantiu na Ucrânia não o move a pensar em um retorno ao futebol brasileiro. Caso isso ocorra no futuro, a prioridade é o Inter:
— Não penso em voltar agora. Estou muito bem e ainda tenho uma carreira longa aqui fora. Mas se acontecer, gostaria de voltar para o Inter. Tenho um carinho enorme pelo clube. Seria um prazer.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.