| 24/09/2010 20h10min
São nove jogos até o dia 10 de outubro para alcançar o Brasil alcançar o lugar mais alto do pódio. É este o caminho que a seleção masculina de vôlei vai percorrer a partir deste sábado em busca do tricampeonato mundial, em Verona, na Itália. Campeão das duas últimas edições, na Argentina em 2002, e no Japão, em 2006, o Brasil enfrentará a Tunísia, pelo Grupo B, a partir das 12h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV. Esta será a 125ª partida dos brasileiros na história do Mundial.
O Brasil venceu a Tunísia nas oito vezes que as duas equipes se enfrentaram em toda história. A seleção brasileira perdeu apenas um set. Foi em 81, na Copa do Mundo, no Japão. O primeiro confronto entre os dois times aconteceu em 78. Apesar do favoritismo, o técnico Bernardinho exige atenção do Brasil.
– A Tunísia é uma equipe de bom potencial físico, que joga com um saque flutuante que incomoda. É um time que está crescendo, e que fez bons jogos contra o Japão. Temos que jogar de forma correta para não sermos surpreendidos. É um seleção que chega com alegria para jogar com o Brasil. Precisamos de tranquilidade e atenção – adverte Bernardinho.
O técnico da seleção brasileira está mais tranquilo com a notícia de que poderá contar com o ponteiro Dante já nesta estreia. O jogador, que estava sendo poupado por causa de uma contratura lombar, treinou normalmente nesta sexta.
– A dor já passou, sumiu, e isso é o mais importante. O que fica é mais o lado psicológico, o receio de voltar a sentir alguma coisa. Mas estou pronto para jogar – garante Dante, que disputará seu terceiro Campeonato Mundial, juntamente com o capitão Giba e o meio de rede Rodrigão.
Já o levantador Marlon ficará no banco. Ele já se sente melhor da colite que vem incomodando desde a Alemanha, onde a seleção brasileira fez seu período de aclimatação, na semana passada. O problema, inclusive, tirou o atleta do terceiro e último amistoso contra os alemães.
– O caso do Marlon é mais preocupante. Vamos tomar cuidado para que ele possa voltar com calma e tenha condições de dar a contribuição dele no Mundial – ressalta o técnico Bernardinho.
Depois da Tunísia, o Brasil jogará contra a Espanha, no domingo, e contra Cuba, na segunda-feira (27.09). Ambos os jogos acontecerão a partir das 16h (horário de Brasília) e serão transmitidos pelo SporTV.
Sistema de disputa do Mundial:
Primeira fase – de 25 a 27 de setembro.
Vinte e quatro equipes divididas em seis grupos de quatro cada. As seleções jogam entre si dentro dos grupos e classificam-se para a segunda fase as três mais bem colocadas de cada chave.
Segunda fase – de 30 de setembro a 2 de outubro.
Dezoito equipes divididas em seis grupos de três cada. Novamente jogam entre si dentro das chaves e classificam-se para a terceira fase as duas equipes mais bem colocadas de cada grupo.
Terceira fase – de 4 a 6 de outubro.
Agora são 12 seleções divididas em quatro grupos de três cada. A primeira colocada de cada grupo garante vaga nas semifinais. A segunda colocada disputará de 5º ao 8º lugares. A terceira colocada estará classificada para disputar do 9º ao 12º lugares.
Semifinais – 8 e 9 de outubro.
Final – 10 de outubro.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.