| 19/09/2010 20h23min
Já faz mais de um mês. A última vitória do Avaí dentro do Campeonato Brasileiro foi em agosto, 3 a 2 em cima do Corinthians. De lá pra cá, foram seis derrotas e três empates. Mesmo dentro da Ressacada, onde o Leão rugia alto e amendrontava os adversários, o time não consegue mais se impor. Contra o Grêmio, a equipe levou 3 a 0. Jonas, duas vezes e André Lima marcaram os gols do tricolor gaúcho. Com a derrota, o Avaí permanece na 16ª posição com 25 pontos.
Imagens da partida
Assista os gols do Grêmio
O cineasta italiano Pier Paolo Pasolini comparava o futebol a uma linguagem. Ele falava de um futebol jogado em prosa e em poesia. O Avaí, diante do Grêmio, apresentou um jogo burocrático, desarticulado, enfadonho, igual a um romance best-seller. Do outro lado, o Grêmio mostrou vigor, encadeamento, fôlego. Foi, portanto, objetivo, ao estilo de um conto do escritor Mario Arregui.
Estilos antagônicos
O Avaí, com a posse de bola, tentava acelerar o jogo. Abria para os flancos. Patric, na direita, teve chances de cruzamentos e até arremates. Porém, a falta de habilidade no meio-campo fez com que o passe chegasse atravessado para Laércio e Rafael Costa. Victor chegou a fazer duas boas defesas no primeiro tempo. Jeferson e Rafael Costa ficaram cara a cara com o goleiro, mas desperdiçaram.
O Grêmio, pelo contrário, optou por cadenciar a partida. A ideia era tocar a bola, fazer a torcida do Avaí ficar impaciente com o time, e quando o Leão bobeasse, dar o bote no contra-ataque. Deu certo.
Grêmio na frente
Aos poucos o Grêmio foi avançando. Jonas saiu da área e foi buscar o jogo, partir com a bola dominada. Numa grande jogada individual, o atacante gremista, aos 35 minutos, se livrou de dois marcadores, olhou o canto e bateu rasteiro: 1 a 0. O Avaí ainda tentou reagir num chute de Patric. Victor, de novo, evitou o gol do Leão.
Apatia e desânimo
Para a segunda etapa, Antônio Lopes fez alterações. Entrou Eltinho e Marcelinho. O treinador queria o tal do "fato novo". Porém, o que ocorreu foi a velha desatenção. Numa bola parada, aos 19 minutos, André Lima sobe sozinho e amplia para o Grêmio. O time do Leão ficou batido em campo. Sem saber como reagir. Por isso, foi fácil para o Grêmio chegar ao terceiro gol. Douglas arrancou pelo meio, sozinho, e passou para Jonas. O atacante mandou um chute forte e venceu Renan: 3 a 0.
Tristeza na Ressacada
Nos minutos finais, a torcida do Avaí começou a deixar o estádio enquanto os gremistas cantavam Olé. O Avaí volta a campo na próxima quinta, dia 23, contra o Vitória, na Bahia. Agora, é confronto direto para escapar do rebaixamento.
Ficha técnica
AVAÍ (0)
Renan; Gabriel (Sávio), Rafael e Leo San; Patric, Marcinho Guerreiro, Leandro Bonfim, Caio e Jeferson (Eltinho); Rafael Costa e Laércio (Marcelinho)
Técnico: Antônio Lopes
GRÊMIO (3)
Victor; Gabriel, Vilson, Rafael Marques e Fábio Santos; Adilson (Ferdinando), Fábio Rochemback, Souza (Roberson) e Douglas; Jonas e André Lima (Lúcio).
Técnico: Renato Gaúcho
Campeonato Brasileiro, 23ª rodada, 19/09/2010.
Local: Estádio da Ressacada, Florianópolis (SC).
Horário: 18h30min
Arbitragem: Wilton Pereira Sampaio, auxiliado por Ênio Ferreira de Carvalho e Marrubson Melo Freitas (DF).
Gols: Jonas, aos 35 do 1º tempo e aos 27 do 2º; André Lima, aos 19 do 2º tempo (Grêmio).
Cartões amarelos: Rafael (Avaí); Adilson, Rochemback (Grêmio).
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.