| 19/08/2010 01h10min
A partir de agora o Inter pensa apenas no Mundial de Clubes da Fifa, que será disputado no final do ano em Abu Dhabi. Confira quem serão os adversários do Colorado na competição:
Europa
Inter de Milão - Itália
O favorito
Dia 22 de maio, no Estádio Santiago Bernabéu, em Madri, a Inter de Milão derrotou o Bayern de Munique por 2 a 0 e carimbou seu passaporte para Abu Dhabi. Durante o torneio, o campeão europeu deste ano é um representante perfeito do futebol de resultados: pragmático, apostava no contra-ataque fulminante puxado pelo craque holandês Sneijder. Assim, levou a tríplice coroa - Campeonato Italiano, Copa da Itália e Liga dos Campeões.
Mas esse time tinha um craque no comando. E isso não é figura de linguagem: o grande responsável pela temporada perfeita da Inter foi José Mourinho, um treinador que tinha o grupo na mão e nenhuma vergonha de armar retrancas homéricas como a que eliminou o Barcelona, a sensação do jogo bonito, na semifinal da Liga.
Agora, Mourinho está no Real Madrid. Quem manda no vestiário é o espanhol Rafa Benítez, mas a Inter ainda tem um elenco de meter medo. Dos 12 indicados à lista de melhores jogadores da Europa, cinco estão na Internazionale: os brasileiros Júlio César, Maicon e Lúcio, o holandês Sneijder e o argentino Milito, autor dos dois gols no jogo que colocou os italianos em Abu Dhabi.
América do Norte, Central e Caribe
Pachuca - México
O azarão
Foi o quarto título da Concacaf conquistado pelo Pachuca nos últimos oito anos. Se a torcida do Pachuca está se acostumando a ganhar tudo na parte de cima da América, dessa vez o título foi dramático: após perder por 2 a 1 o primeiro jogo da final, na casa do Cruz Azul, o Pachuca foi até o fim do tempo regulamentar empatado em 0 a 0. Aos 47 do segundo tempo, porém, o paraguaio Édgar Benítez recebeu na meia lua, girou e mandou um chute certeiro, surpreendendo o goleiro Jesús Corona. Gol e novo título do Pachuca. O Cruz Azul enfileirou o quinto vice-campeonato em dois anos morrendo na praia.
A vingança do Cruz Azul veio fria e sem valer nada: uma goleada de 4 a 1, pelo campeonato mexicano, no sábado passado, derrubou o treinador argentino do Pachuca, Guillermo Rivarola. Para os "Tuzos", sem técnico e em crise, o tempo até o mundial vai passar mais rápido. Mas o retrospecto recente - o Pachuca levou até uma Sul-Americana, em 2006 - o coloca correndo por fora no Mundial.
Oceania
Hekari United FC - Papua Nova Guiné
A curiosidade
Há quatro anos o representante da Oceania não vinha da Nova Zelândia. Aliás, nunca antes na história da O-League houve um campeão que não fosse neo-zelandês ou australiano. Isso faz de 2010 um ano diferente para o futebol do continente. Quando levou a taça dia 2 de maio, mesmo perdendo para o Waitakere United, da Nova Zelândia, por 2 a 1 - havia ganhado o primeiro jogo por 3 a 0 -, o Hekari conquistou o título máximo da Oceania apenas sete anos depois de sua fundação, quando jogou a terceira divisão da Papua Nova Guiné.
Treinado por Jerry Allen, das Ilhas Salomão, o Hekari tinha no elenco vários jogadores de outras ilhas do Pacífico. A dupla de ataque Henry Fa'Arodo e Alick Maemae, é conterrânea do treinador, e o time tem ainda dois fijianos. Mas o destaque da equipe foi o ídolo papuásio Kema Jack, que fez três gols nos dois jogos da final. Já é engraçado falar "papuásio"? Mais ainda quando se sabe que Jack, goleador da liga com sete gols, é um ex-pescador.
País-sede
Al Wahda (UAE)
O convidado
Ganhar o campeonato dos Emirados Árabes valeu ao Al Wahda muito mais do que simplesmente quebrar um tabu de cinco anos sem títulos: garantiu um lugarzinho no Mundial de Clubes. Como na Copa do Mundo, o país-sede tem direito a uma vaga - daí o título do Corinthians em 2000. Entre os fracos do torneio, o Al Wahda tem a seu favor o poder dos petrodólares, que contrata um técnico europeu e brasileiros como Fernando Baiano e Magrão. Com esse time, ganhou o Emiradão com uma rodada de antecedência.
Comandante do Inter em 2006, o técnico Abel Braga e falou sobre Al Wahda:
— Os melhores jogadores locais estão no Al Whada. Eles têm o Ismail Mattar, que é o Pelé daqui. Mas, para mim, o grande jogador do time, o grande organizador, é o Magrão — alertou Abel.
Ásia
Indefinido
A Liga dos Campeões da federação asiática termina no dia 13 de novembro.
África
Indefinido
A final da Liga dos Campeões da CAF será disputada entre os dias 12 e 14 de novembro.
INFOGRÁFICO: explore o Beira-Rio em imagens 360º
Colorado, clique aqui para enviar sua foto para a taça do bi
Vídeo especial: o caminho do Inter até a decisão
Em gráfico, saiba mais sobre o adversário
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.