| 04/08/2010 23h47min
O título da Copa do Brasil de 2010 é do Santos. Na noite desta quarta-feira, jogando em um campo muito embarrado no Estádio Barradão, em Salvador, os "Meninos da Vila" perderam para o Vitória por 2 a 1, mas, mesmo assim, ficaram com a taça.
Apesar do resultado, e de não ter tido uma atuação de encher os olhos no jogo de volta, o Santos soube aproveitar a vantagem de 2 a 0 conquistada na partida de ida e fez a festa na Bahia. Esta foi a primeira vez que o clube do litoral paulista conquistou a Copa do Brasil. Com o título, a equipe comandada por Dorival Junior está classificada para a Copa Libertadores do ano que vem.
O Santos saiu na frente com um gol do zagueiro Edu Dracena aos 44 minutos do primeiro tempo. O também zagueiro Wallace, do Vitória, empatou para os baianos aos 11 da etapa final. O centroavante Junior marcou o gol da virada dos donos da casa aos 32. Mas ficou nisto.
O jogo marcou as despedidas de Robinho e André da equipe do Santos. O primeiro vai voltar para o Manchester City e o segundo vai para o Dinamo de Kiev, da Ucrânia. Antes disto, eles participam do amistoso com a Seleção Brasileira diante dos Estados Unidos, na próxima terça-feira.
O Santos também terminou a competição com o goleador. Neymar, com 11 gols, foi o maior artilheiro do torneio. Paulo Henrique Ganso foi eleito o craque da final. Os dois também foram convocados para a Seleção.
O jogo
O Santos começou a partida de forma muito acelerada, errando muitos passes. O Vitória soube tirar proveito e foi pra cima, na tentativa de reverter a vantagem santista conquistada no jogo de ida.
Na etapa inicial, os baianos criaram, pelo menos, três chances claras para marcar. Aos sete minutos, o centroavante Junior cabeceou sozinho pela linha de fundo. Aos 28, Durval afastou mal, a bola tocou em Alex Sandro e morreu nos pés de Schwenck. O jogador invadiu a área e chutou para boa defesa de Rafael. Aos 40, Elkeson aproveitou uma sobra e arrematou muito perto da meta santista.
Mas, perto do intervalo, a equipe do Vitória foi castigada. Depois de se impor diante dos paulistas, criar boas chances para abrir o placar, o Vitória sofreu um duro golpe.
Aos 44 minutos, Neymar escapou em velocidade pela esquerda e foi derrubado ao lado da área. Após o levantamento, a zaga rebateu, mas a bola voltou para Neymar. O jovem craque matou no peito com estilo e fez um levantamento milimétrico. Edu Dracena subiu mais do que todo mundo no meio da zaga e testou para o fundo do gol: 1 a 0.
Depois do gol marcado pelo Santos, o Vitória precisaria marcar quatro gols para reverter a vantagem do Peixe e ficar com o título. A possibilidade de penalidades máximas para decidir o campeão da Copa do Brasil passou a não existir mais.
Segundo tempo
Sabendo que somente um milagre faria com que o título ficasse em Salvador, o Vitória voltou do intervalo mantendo a pressão sobre os visitantes. Aos sete minutos, Neto Coruja fez boa jogada pela esquerda e cruzou para área. Junior se antecipou ao goleiro Rafael, mas mandou por cima.
Aos 11 minutos, o levantamento veio da meia esquerda. O meia Ramón escorou de cabeça para trás. O zagueiro Wallace estava ali. O defensor Matou no peito e fuzilou Rafael. Empatada a partida: 1 a 1.
O empate incendiou a torcida baiana. Precavido, Dorival Junior sacou o centroavante André e colocou o meia Marquinhos em campo. Com a alteração, o Santos passou a segurar mais a posse de bola no campo ofensivo e cresceu no jogo. Aos 21 minutos, Paulo Henrique Ganso invadiu a área completamente livre e finalizou no canto. Viáfara caiu e fez uma defesa maravilhosa. Logo em seguida, foi o próprio Marquinhos que desperdiçou boa chance.
A resposta do Vitória não demorou. Aos 25 minutos, Renato cabeceou violentamente a bola, que explodiu no travessão de Rafael. Aos 32, o centroavante Junior colocou novamente o Vitória na disputa. Dentro da área, ele deu um toque com muita categoria por cima do goleiro Rafael e marcou o segundo do Vitória: 2 a 1.
No desespero, o técnico do Vitória tentou colocar atacantes para aumentar a pressão sobre o time paulista. Mas o tempo era curto e os baianos ainda precisariam de dois gols.
Depois de conquistar o Paulistão, os Meninos da Vila agora são campeões da Copa do Brasil de 2010. O futebol brasileiro agradece.
FICHA TÉCNICA: VITÓRIA 2 X 1 SANTOS | |
Estádio: Manoel Barradas - Barradão, Salvador (BA) Data e Hora: 4/8/2010 - 21h50 Árbitro: Carlos Eugênio Símon (Fifa-RS) Auxiliares: Altermir Hausmann (Fifa-RS) e Erich Bandeira (Fifa-PE) Renda e público: não disponíveis Cartões amarelos: Anderson Martins, Wallace e Bida (VIT); Edu Dracena, Pará e Robinho (SAN) GOLS: 44%27 primeiro tempo, Edu Dracena (0-1); 12 minutos segundo tempo, Wallace (1-1); 32 minutos segundo tempo, Junior (2-1) |
|
VITÓRIA 2 | SANTOS 1 |
---|---|
Viáfara, Nino (Gabriel), Wallace, Anderson Martins e Egídio; Neto, Bida (Adaílton) e Ramon (Renato); Elkeson, Júnior e Schwenck. | Rafael, Pará, Edu Dracena, Durval e Alex Sandro; Arouca, Wesley e Paulo Henrique Ganso; Neymar (Marcel), Robinho (Rodriguinho) e André (Marquinhos). |
Técnico: Ricardo Silva. | Técnico: Dorival Júnior. |
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.