| 29/06/2010 06h11min
Espanha e Portugal se enfrentam a partir das 15h30min (horário de Brasília) desta terça na Cidade do Cabo, no primeiro duelo ibérico da história da competição, por uma vaga nas quartas de final. A equipe lusitana conta com o astro Cristiano Ronaldo, além de ser a única seleção que ainda não sofreu gols na competição.
O clicEsportes acompanha minuto a minuto
– Enfrentamos Cristiano, mas também uma grande equipe, uma equipe que está muito bem formada, uma geração muito boa de jogadores que jogam juntos há anos e é um dos adversários mais fortes deste Mundial – disse o técnico da Espanha, Vicente del Bosque.
Após a difícil classificação na primeira fase, Del Bosque está consciente de que agora a Espanha não pode falhar e prefere não dar pistas ao rival. O treino de domingo foi a portas fechadas. Diante da Espanha haverá uma seleção muito sólida na defesa, com um goleiro Eduardo invicto na primeira fase, e com homens rápidos no ataque.
– Não sabemos se vai jogar pelos lados ou pelo centro e, em função disso, temos que preparar o esquema. Temos que estar preparados – disse Del Bosque ao site da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF).
A seleção espanhola também chega à partida sem saber se poderá contar com uma de suas principais figuras, o meio-campo Xabi Alonso, que sofreu uma torção no tornozelo na última sexta, na vitória sobre o Chile pela rodada que encerrou a fase de grupos.
– Está evoluindo muito bem, embora seja uma torção que afete a parte interna do tornozelo. A evolução é sempre mais lenta – disse o médico da seleção espanhola, Oscar Luis Celada.
Del Bosque quer esperar até o último minuto para ver como o estado de Xabi evolui. Se este não tiver condições de jogo, provavelmente será substituído por Cesc Fábregas. A Espanha também não poderá contar com Raúl Albiol, que se contundiu no treino de sábado, mesmo que ainda não tenha entrado em campo.
Uma das seleções que mais concluíram a gol na primeira fase, apesar de ter marcado apenas quatro gols, terá que afinar sua pontaria se quiser vencer a partida contra uma equipe lusitana cheia de moral.
– O mais importante é ver se é possível ter um Portugal que vá além de si mesmo. Estou seguro de que o melhor Portugal está por chegar – afirmou o treinador português Carlos Queiroz.
Os portugueses, que estão há 18 partidas consecutivas sem perder, as três últimas na Copa, não deram muito espaço aos brasileiros na sexta passada. Apesar terem se classificado para o Mundial na repescagem, a seleção de Portugal, liderada por sua estrela Cristiano Ronaldo, teve uma boa primeira fase, terminando em segundo lugar no grupo G, atrás do Brasil. A equipe adotou um discurso otimista para o jogo contra os espanhóis.
– Cada equipe tem 50% de chances. São duas boas seleções com grandes jogadores. E a verdade é que nós, por mais respeito que tenhamos pela Espanha, não temos medo algum – disse o português Simão Sabrosa.
A dúvida em Portugal é o atacante Danny, que pode ser o desfalque lusitano devido a um hematoma.
AFPGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.