| 13/06/2010 12h51min
Saiu a primeira vitória de uma seleção africana nesta Copa. Com um gol de pênalti, marcado por Asamoah Gyan, os 30 minutos da etapa final, Gana venceu a Sérvia por 1 a 0, no Loftus Versfeld Stadium, em Pretória.
Com o resultado, Gana salta na frente no Grupo D. Alemanha e Austrália completam a primeira rodada da chave a partir das 15h30min. A Sérvia enfrenta agora os alemães na próxima sexta-feira, em Port Elizabeth. No dia seguinte, Gana encara os australianos em Rustemburgo.
Início tímido
Nos primeiros minutos, as duas equipes até buscaram o ataque. Com poucos segundos de jogo, Pantelic arriscou o primeiro chute a gol. Gana respondeu aos quatro minutos, quando Tagoe recebeu falta na entrada da área. Na cobrança, Gyan pegou mal na bola e bateu por cima.
Embora não chegassem com muito perigo, as duas seleções tocavam bem a bola, sobretudo com a boa movimentação dos armadores. Os africanos eram, no entanto, um pouco mais velozes. A primeira boa chance veio aos 14 minutos, quando Asamoah recebeu na esquerda e bateu cruzado, firme, em bola rebatida para escanteio pela defesa.
Com o decorrer do primeiro tempo, o panorama pouco se alterava. A Sérvia centralizava o jogo no meio de campo, sobretudo nos meias Stankovic e Jovanovic. Faltava, no entanto, maior movimentação dos laterais e dos atacantes. Um pouco mais perigosa, Gana chegava com rapidez pela esquerda quase sempre com Asamoah, embora os cruzamentos saíssem imperfeitos e não assustassem o gol de Stojkovic.
Bem fechadas, as duas defesas apelavam para as faltas. E em cobrança de fora da área aos 29 minutos, Kolarov bateu no ângulo e a bola saiu por pouco. O lance parece ter empolgado a Sérvia, que melhorou no final do primeiro tempo. A primeira boa jogada individual veio aos 38, quando Ivanovic arrancou do meio de campo, chegou à área e tocou para Pantelic, travado pela defesa. Na sobra, Stankovic arriscou de longe, no meio do gol, e Kingson defendeu em dois tempos.
Gol veio no final
Na volta do intervalo, a Sérvia continuou um pouco mais incisiva. Logo aos três minutos, Jovanovic recebeu dentro da área, passou por um zagueiro e bateu firme, mas sem nenhuma direção. O troco ganês veio minutos depois. Aos oito, Tagoe cruzou e André Ayew - filho de Abedi Pelé, um dos maiores jogadores da história do futebol africano - subiu sozinho, cabeceando para fora.
Precisando da vitória, as duas seleções se abriram um pouco mais e deram agilidade à partida. Aos 13 minutos, Pantelic fez jogada pela esquerda e cruzou. Zigic, no entanto, não conseguiu dominar e desperdiçou boa chance dentro da área. No minuto seguinte, Gyan aproveitou levantamento e cabeceou na trave.
Preocupados, os dois técnicos promoveram substituições. Appiah, enfim, foi para o jogo no lugar de Asamoah aos 28.
No minuto seguinte, Lukovic fez falta dura, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Com um a menos, a Sérvia ainda criou duas boas chances. Primeiro, Krasic recebeu cruzamento, bateu de primeira e exigiu grande defesa de Kingson. Depois, Ivanovic chutou forte de fora da área, próximo ao gol.
Mas, aos 38 minutos, após cruzamento na área, Kuzmanovic tentou cortar com a mão e cometeu o primeiro pênalti do Mundial. Na cobrança, Gyan converteu e garantiu a vitória de Gana. Já nos acréscimos, o próprio Gyan acertou a trave e quase ampliou.
FICHA TÉCNICA:
Sérvia (0)
Stojkovic; Ivanovic, Lukovic, Vidic e Kolarov; Krasic, Milijas (Kuzmanovic), Stankovic e Jovanovic (Subotic); Zigic (Lazovic) e Pantelic. Técnico: Radomir Antic.
Gana (1)
Kingson; Pantsil, Vorsah, Mensah e Sarpei; Annan, Boateng (Addy), André Ayew e Asamoah (Appiah); Tagoe e Gyan (Owusu-Abeyie). Técnico: Milovan Rajevac.
Gol: Gyan (pênalti), aos 38 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Zigic e Kuzmanovic (Sérvia); Vorsah e Tagoe (Gana).
Cartão vermelho: Lukovic (Sérvia).
Árbitro: Héctor Baldassi (ARG).
Público: 38.833 espectadores.
Local: Estádio Loftus Versfeld, em Pretória.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.