| 09/06/2010 17h14min
A cerimônia de abertura da Copa do Mundo será realizada em dois tempos em Joanesburgo: a primeira com a apresentação, na quinta-feira, de Shakira, Black Eyed Peas e artistas locais, numa prévia do show que vai acontecer no dia seguinte, antes de África do Sul e México se enfrentarem no Soccer City. O show de pré-abertura, que vai ao ar para o mundo inteiro a partir das 15h no horário de Brasília, acontecerá no estádio Orlando, em pleno bairro de Soweto.
Os ingressos, que custavam até 1400 rands (R$ 320), se esgotaram rapidamente. A artista colombiana cantará o hino oficial da competição, "Waka Waka" ("Essa é a hora da África") com o grupo pop sul-africano Freshlyground. Além dos movimentos sensuais que habitualmente faz em seus shows, Shakira terá também uma coreografia tipicamente africana. O também colombiano Juanes e os americanos Alicia Keys e John Legend também farão parte da festa, junto com estrelas africanas de renome internacional, tais como Angélique Kidjo, Amadou e Mariam e Gospel Choir.
Sindicatos de artistas africanos, apesar da presença desses últimos, pedem um boicote ao show com a alegação de que ele "não é muito africano". O governo nega essa acusação; a renda dos ingressos se destina a uma associação da Fifa que promove ativistas esportivas em bairros pobres na África. No dia seguinte ao show, acontece a partida de abertura entre os Bafana Bafana e o Tri, às 13h no horário de Brasília, depois do que começará um espetáculo de 25 minutos e cujo roteiro a Fifa mantém em absoluto sigilo.
Ou pelo menos pretende manter, uma vez que já vazou que contará com 2 mil artistas e terá a direção do músico Lebo M, filho do Soweto e produtor do famoso musical "O Rei Leão". O ex-presidente Nelson Mandela pediu que a música "Hope" estivesse no roteiro, na voz do sul-africano Siphiwo Ntshebe, mas o jovem tenor morreu no dia 25 de maio, aos 34 anos, vítima de meningite. Na África do Sul circula que o americano R Kelly, o argelino Khaled e o nigeriano Femi Kuti estão no show e que o cantor de R&B Timothy Moloi vai substituir o tenor.
A cerimônia de abertura da Copa do Mundo 2010 na África do Sul será transmitida ao vivo na próxima quinta-feira para 40 países da União Europeia de Rádio e Televisão (UER), informou a instituição. "A cerimônia será transmitida diretamente na noite do dia 10 de junho, véspera da primeira partida do campeonato, e estará disponível para a maior audiência possível", informou a UER em comunicado.
O evento contará com a participação de artistas internacionais como Shakira, Black Eyed Peas e Alicia Keys, que cantarão ao lado de grandes grupos da música africana como Angelique Kidjo, Amadou & Mariam, Tinariwen e o grupo sul-africano BLK JKS. "O nosso público se encanta com música e esporte. Por isso, os radiodifusores dos serviços públicos europeus se comprometeram a transmitir o melhor desses dois aspectos", declarou Ingrid Deltenre, diretora-geral da UER.
Estádio Soccer City, que será palco da abertura, recebe os últimos retoques
Foto:
Stephane de Sakutin, AFP
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.