| 30/05/2010 16h57min
A 12 dias do início da Copa do Mundo, a possibilidade de atentados durante a competição ganhou ainda mais força. Segundo Ronald Sandee, diretor da Fundação Nefa, entidade que investiga atividades terroristas pelo mundo, há 80% de chances de que um incidente deste tipo aconteça na África do Sul.
Em entrevista ao jornal sul-africano "Sunday Times", Sandee disse ter alertado o congresso americano sobre os indícios de um ataque. De acordo com a Nefa, terroristas de Paquistão e Somália estão sendo treinados no norte de Moçambique. Na África do Sul, já haveria uma forte estrutura montada para ataques simultâneos ou aleatórios.
O "Sunday Times" revela que os terroristas fazem parte dos grupos Al-Qaeda e Al-Shabaab. Duas fontes confirmaram ao jornal a existência dos campos de treinamento em Moçambique. Apesar de não saberem dizer o tamanho do dano que poderiam causar, ambas garantiram que há planos concretos de atentados durante a Copa. Autoridades sul-africanas vieram a público neste domingo para desmentirem a possibilidade de ataques.
– Até onde sabemos, não há ameças ligadas à Copa do Mundo. Nenhum país está imune a essas coisas, por isso dizemos que continuaremos atentos. Mas não há nenhuma ameaça à Copa – afirmou Brian Dube, porta-voz do Ministério de Segurança do país, à Agência AFP.
O Grupo Nacional de Operações e Estrutura de Inteligência (Natjoints) também rebateu as informações publicadas pelo "Sunday Times" - inclusive as de que haveria uma lista de 40 terroristas suspeitos, além de campos de treinamento em território sul-africano.
– Não há nenhuma ameaça terrorista específica contra a Copa do Mundo. Todos os planos operacionais estão em andamento. As equipes estão em suas bases e se movimentando. O aparato policial está crescendo – diz comunicado divulgado pelo Natjoints.
LANCEPRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.