| 21/05/2010 15h57min
Flamengo e Universo fazem a partir das 16h (horário de Brasília) deste sábado na HSBC Arena, no Rio de Janeiro, a primeira partida da série melhor de cinco da final do NBB. As duas melhores equipes do basquete nacional farão uma reedição das últimas duas decisões das competições nacionais, ambas conquistadas pela equipe carioca.
Os dois times chegam à decisão após semifinais disputadas, e a grande final tem tudo para confirmar o equilíbrio entre as duas principais equipes do país. Afinal, foram nove confrontos na história do NBB, com cinco vitórias para o representante da capital nacional e quatro para os cariocas.
– Será uma série equilibrada com certeza, com todos os ingredientes de uma decisão, excelentes jogadores dos dois lados em jogos bastante nervosos. As duas equipes se conhecem muito bem. Não é preciso falar de suas qualidades. Respeitamos o time de Brasília e vamos em busca desse tricampeonato – prometeu o ala Duda, do Flamengo.
O técnico do Universo, Lula Ferreira, tem a opinião parecida com a do ala da equipe adversária.
– São duas equipes muito próximas tecnicamente. Durante o campeonato, ficou comprovado que a disputa é bastante equilibrada. E nós levamos uma pequena vantagem em poder definir a série em casa, mas para isso precisamos confirmar no nosso ginásio – disse.
Dono da melhor campanha na fase de classificação, o Universo pretende mudar a história das duas decisões anteriores. Para isso, promete manter o mesmo sistema de jogo apresentado durante todo o campeonato, privilegiando a forte marcação e o rápido contra-ataque.
Os armadores Valtinho e Nezinho são os jogadores que carregam o time de Brasília em velocidade para a finalização, em transição, dos alas Alex e Arthur e de Guilherme Giovannoni. O ala-armador pode finalmente conseguir seu primeiro título nacional após ter atuado por muito tempo no basquete internacional.
– Estou bastante motivado para conquistar meu primeiro título no Brasil. A vontade de vencer é muito grande, pelo fato de termos perdido as duas últimas finais. O pessoal aqui em Brasília tem essa revanche na cabeça – diz o jogador.
A equipe carioca se apoia na defesa para reverter a vantagem do mando de quadra do adversário e conquistar o tricampeonato. O Rubro-Negro é o time que menos sofreu cestas no NBB, permitindo apenas 77 pontos por jogo, além de ser um dos líderes em roubos de bola (média de 8,6).
– Chegamos à final, que era um objetivo, agora vamos partir para o outro, que é o título e, para isso, é fundamental vencer o primeiro jogo, em casa – disse Marcelinho.
Confira o cronograma da final do NBB:
Jogo 01 – 22/05 (sábado), às 16h, no Rio de Janeiro (RJ)
Jogo 02 – 28/05 (sexta), às 21h, em Brasília (DF)
Jogo 03 – 30/05 (domingo), às 11h30, em Brasília (DF)
Jogo 04 – 03/06 (quinta), às 16h, no Rio de Janeiro (RJ) (se necessário)
Jogo 05 – 06/06 (domingo), às 10h, em Brasília (DF) (se necessário)
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.