| 26/04/2010 09h27min
O Flamengo venceu o São José por 89 a 70 na noite deste domingo, abrindo 2 a 0 na série melhor de cinco das quartas de final dos play-offs do NBB. Os cariocas precisam de mais uma vitória para se classificar às semifinais. O ala Marcelinho foi, novamente, o cestinha do jogo com 19 pontos. Além dele, o armador Hélio e o pivô Teichmann contribuíram com 14 cada um. Pelo lado do São José, o principal destaque foi o ala-pivô Wanderson, autor de 18.
O primeiro quarto da partida não condisse com a qualidade dos campeões estaduais do Rio de Janeiro e de São Paulo. As equipes erraram muito no ataque. Principalmente o Flamengo, que não acertou nenhum dos seis arremessos de três pontos. No lado do São José não foi diferente, mas foram eles que venceram a etapa inicial por 14 a 12.
Com uma defesa forte, pressionando os principais articuladores do ataque do São José, Fúlvio e Matheus, o Flamengo abriu boa vantagem no segundo quarto. O empenho defensivo do time da casa refletiu também no ataque. O armador Hélio e o pivô Teichmann comandaram a equipe carioca, que foi para o intervalo vencendo por 41 a 24. Os dois jogadores foram responsáveis por 22 dos 29 pontos marcados neste período.
O ritmo dos cariocas não caiu nos quartos seguintes e a vantagem no placar continuou aumentando. O ala Marcelinho, que foi muito bem marcado no primeiro tempo, apareceu mais para o jogo nos 20 minutos finais. O jogador só havia marcado sete pontos e depois, terminou a partida como cestinha, com 19. Durante todo o tempo, o São José não encaixou o jogo ofensivamente e não foi capaz de reagir.
– Apesar de termos descansado bem, o time não estava com motivação, com pegada. Com o decorrer do jogo, o Flamengo abriu uma vantagem no placar que não tivemos força para recuperar. Amanhã é tudo ou nada. Precisamos vencer – afirmou o ala-armador Matheus.
As equipes voltam a se enfrentar às 19h desta segunda. O Flamengo precisa de mais uma vitória para passar às semifinais.
– Abrir 2 a 0 contra uma equipe que já se mostrou muito forte no NBB é muito importante. Hoje, o grupo mostrou um trabalho coletivo muito forte – disse Marcelinho.
Franca está nas semifinais
O Franca fechou neste domingo a série de quartas de final do NBB em 3 a 0, ao vencer o terceiro jogo diante do Pinheiros por 73 a 71. Com o resultado, o time do interior paulista espera pelo próximo adversário para as semifinais da competição. O ala Márcio foi o principal pontuador do Franca com 21 pontos. Além dele, o armador Helinho e o jovem ala Cauê Borges contribuíram com 14 pontos cada um. O cestinha do jogo, no entanto, foi o ala Shamell, do Pinheiros, que marcou 24 pontos. O pivô Olivinha também se destacou com um duplo-duplo de 19 pontos e 12 rebotes.
Assim como nos outros dois jogos da série, o Franca tentou imprimir seu ritmo logo no início da partida. Porém, dessa vez, o Pinheiros também teve um bom começo e o confronto ficou equilibrado no primeiro quarto. Nenhuma das equipes acertou a mão nos minutos iniciais. Foram nove tentativas de três pontos para cada lado, apenas três convertidas pelos francanos e duas pelo time da capital paulista.
O Franca melhorou no segundo quarto e tomou conta da partida. Apoiado pela torcida, o time da casa chegou a abrir 11 pontos de diferença no placar (43 a 32).
– Acho que a determinação, o equilíbrio emocional e a consciência de que a série seria equilibrada até o fim nos dá uma satisfação muito grande de que fizemos um excelente trabalho – afirmou o técnico Hélio Rubens.
Sem poder pensar na derrota, o Pinheiros voltou do intervalo determinado para buscar a vitória. Aos poucos, o time do técnico Cláudio Mortari foi recuperando a vantagem liderados pelo ala Shamell e o ala-pivô Olivinha, que combinaram 14 dos 19 pontos da equipe, no terceiro quarto. O Franca se manteve à frente no marcador (69 a 61), mas o adversário estava animado e passou a acreditar na reação.
O último quarto foi emocionante. Com menos de três minutos para o fim do jogo, o Pinheiros diminuiu a vantagem para um ponto (68 a 69). Logo em seguida, o armador norte-americano Brewer ampliou a vantagem para o time paulista para três pontos (71 a 68). No ataque do adversário, o ala Márcio empatou o jogo, com 45 segundos no placar. Após o erro do Pinheiros, o ala do Franca acertou outro arremesso, da zona morta, passando a frente no marcador (73 a 71). O Pinheiros ainda teve chance de se recuperar, com 11 segundos, mas Brewer errou o arremesso final.
– Acho que basquete é isso aí. Tínhamos um planejamento para que alguns jogadores definissem essa última bola, como o Shamell e o Olivinha, mas o Brewer achou que poderia resolver. Infelizmente, ele errou os últimos arremessos e nós perdemos esse jogo – lamentou o técnico do Pinheiros, Cláudio Mortari.
CLICESPORTESGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.