| 30/01/2010 19h17min
O Botafogo recebeu o América na tarde deste sábado, no Engenhão, pela quinta rodada do Campeonato Carioca. E o que se via nas arquibancadas era uma torcida ainda magoada com a goleada sofrida para o Vasco, por 6 a 0, no último domingo. Assim como aconteceu na última partida do Glorioso, contra o Tigres, em São Januário, torcedores alvinegros estenderam faixas pela arquibancada pedindo a saída de Alessandro, Fahel, Eduardo, Lucio Flavio e do gerente de futebol do clube, Anderson Barros.
Em campo, a novidade era o esquema tático escolhido pelo estreante técnico do Botafogo, Joel Santana. O treinador optou pelo 3-5-2, ao invés do 4-4-2 que Estevam Soares costumava utilizar. Desta forma, o Alvinegro entrou em campo com três zagueiros: Antônio Carlos, Wellington e Fábio Ferreira.
O Botafogo começou a partida um tanto perdido, principalmente em seu setor ofensivo. Com o novo esquema de três zagueiros, Antônio Carlos, Wellington e Fábio Ferreira pareciam não se encontrar dentro de campo e deixavam espaços livres para o ataque do América arriscar. Nos primeiros cinco minutos de jogo, o América levou perigo ao gol de Renan três vezes, com Daniel Morais, Jones Carioca e Adriano.
Aos 23 minutos, Gerson saiu em velocidade pela esquerda, fez bom lançamento para dentro da área do Botafogo. Adriano recebeu livre, nas costas dos três zagueiros alvinegros abriu o placar para o América, de cabeça.
Após o gol do Mecão, o Bota acordou um pouco para o jogo, mas continuou comentendo erros na defesa. Com os três zagueiros, Alessandro e Marcelo Cordeiro tiveram mais liberdade para subir para o ataque, e explorando as bolas aéreas à procura da cabeça de Loco Abreu. Aos 35, Cordeiro recebeu passe de Herrera e cruzou na medida para o uruguaio tocar para a rede com facilidade, de cabeça. Foi o primeiro gol de Loco Abreu com a camisa do Botafogo.
Com o empate, o Botafogo terminou o primeiro tempo pressionando mais. Renato e Herrera penetravam na área do Mecão e continuavam criando jogadas aéreas em busca da virada.
No intervalo, Joel Santana substituiu o zagueiro Wellington por Diguinho, meia atacante. Apesar da alteração visando a vitória, o Botafogo voltou para o campo da mesma forma que começou o jogo: distraído e permitindo as investidas do América.
Aos 14 minutos, Joel resolveu ir para cima de vez, colocando o atacante Caio no lugar de Renato Cajá. As substituições de Joel Santana mostraram eficiência. O Botafogo ficou mais ofensivo e chegava com mais frequência na grande área do América. Aos 42, o jovem Caio roubou a bola de Gerson, pela esquerda, avançou com velocidade e, mesmo tendo Loco Abreu livre dentro da área, preferiu chutar cruzado e teve sucesso. Um lindo gol de Caio, 2 a 1 Botafogo.
Os outros resultados do Carioca foram Resende 4 a 2 Tigres e Americano 1 a 3 Volta Redonda.
LANCEPRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.