| 07/01/2010 08h33min
Enquanto Grêmio e Inter pegam a estrada para a Serra, um visitante estrangeiro acampa em Porto Alegre para sua pré-temporada. O Cerro Porteño, do Paraguai, ignorou o calor do verão porto-alegrense e foi à capital gaúcha finalizar sua preparação visando à Libertadores.
O clube, um dos grandes paraguaios, 28 títulos nacionais, chegou segunda-feira, fica no Estado até dia 16 e faz quatro amistosos o primeiro hoje à noite, contra o Pelotas, na Boca do Lobo.
A excursão, orçada em R$ 120 mil, veio para o Rio Grande do Sul graças a uma parceria entre a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) e a empresa de marketing paulista Marcio Granada Sports. O Cerro receberá como cachê 20% da renda de cada um dos amistosos. O restante será destinado às despesas do tour. O que sobrar será dividido entre a FGF e a empresa paulista.
A exigência é de que a renda atinja, ao menos, R$ 50 mil. O Inter-SM seria o quinto adversário, mas desistiu. Segundo o presidente Marineu Viani, o clube não alcançaria a quantia.
Campeão do Torneio Apertura de 2009, o Cerro está no Grupo 1 da Libertadores, ao lado do Corinthians, Independiente Medellín e do vencedor do confronto Racing-URU x Junior-COL. Os paraguaios recebem o Corinthians em 17 de março. No dia 1º de abril, jogam em São Paulo.
Como os primeiros amistosos serão no Rio Grande do Sul, Mano Menezes usará sua rede de contatos na cidade – ele trabalhou no Brasil-Pe em 2002. Sua presença hoje à noite no estádio chegou a ser especulada, mas não se confirmou.
– O Cerro é nosso terceiro rival, aproveitaremos informações passadas pelos clubes, por colegas e por amigos do Mano no Sul – avisa Guilherme Prado, assessor do Corinthians.
A delegação paraguaia, com 42 pessoas, hospedou-se no Hotel Deville, endereço das concentrações do Grêmio. Ontem, houve treino em dois turnos, no Pedrabranca (ex-RS Futebol), em Alvorada, e no Beira-Rio.
No sábado, o Cerro enfrenta o São José, no Passo d’Areia. Na terça-feira, estará em Santa Cruz, para jogar com o Avenida. O último amistoso será dia 14, contra o São Paulo, em Rio Grande. A volta para Assunção está marcada para o dia 16. Ao todo, os paraguaios rodarão 1,4 mil quilômetros pelas estradas gaúchas.
A atração internacional agita o Interior às vésperas do Gauchão. Nesta noite, na Boca do Lobo, são esperadas mais de 10 mil pessoas.
Estrelas na Boca do Lobo
Treinado por Pedro Troglio, meia da Argentina na Copa de 1990, o Cerro manteve a base semifinalista da Copa Sul-Americana – quando caiu para o Fluminense. Os destaques são o goleiro Diego Barreto, da seleção paraguaia, os meias Luis Cáceres e Julio dos Santos, ex-Grêmio, e o atacante Ramírez, ex-Flamengo. Troglio desconhece os adversários gaúchos, mas prevê bons testes.
– Por serem brasileiros, temos certeza de que terão boa técnica. Sei que no sul os times são aguerridos. Os jogos nos darão ritmo para o Apertura e a Libertadores – acredita o argentino.
PELOTAS
Jonatas; Dick, Bruno Salvador, Jonas e Diego; Gavião, Jé, Rodrigo Ribeiro e Maicon Sapucaia; Tiago Duarte e Sandro Sotilli.
Técnico: Beto Almeida
CERRO
Barreto; Irrazabal, Herner, Torren e Cardozo; Cáceres, Villarreal, Britez e Julio do Santos; Nanni e Ramirez
Técnico: Pedro Troglio
Horário: 20h30min
Local: Estádio Boca do Lobo, em Pelotas.
Árbitro: Vinícius Costa
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.