| 23/12/2009 04h34min
Se o campeonato não teve um nível técnico dos melhores, o mesmo não se pode dizer da final. A decisão, que deu ao Grêmio o bicampeonato do Brasileirão Sub-20, foi um ótimo jogo. A vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-MG, gol de Alex, foi justa. O Fluminense bateu o Inter por 2 a 1 e ficou em terceiro lugar. As melhores chances da final estiveram do lado do time treinado pelo técnico Andrey Lopes. Com a conquista, o Grêmio torna-se o clube mais vencedor em quatro anos de competição, desde que a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) passou a organizar o torneio, em 2006. Pode parecer pouco, mas o troféu erguido ontem no Estádio Passo D’Areia, diante de quase 5 mil torcedores, pelo zagueiro Saimon, foi o mais importante do clube em 2009. Mas e agora? Quem, dos bicampeões Sub-20, brilhará nos profissionais ali adiante?
Busatto
Escolhido o craque do campeonato, é o que termina o torneio com mais mídia e grife. Classificou o Grêmio no Gre-Nal defendendo
três pênaltis. Ontem, na final,
teve atuação perfeita. Saiu bem do gol, saltou no ângulo para espalmar chutes de longe, não soltou a bola nos arremates rasteiros e, para completar, mostrou garra. Encerrou o jogo com os joelhos esfolados. Busatto mede 1m90cm e tem 19 anos.
Saimon
Aos 18 anos, é um zagueiro pronto e polivalente. Disputou o Gauchão improvisado na lateral-direita entre os profissionais e não decepcionou. Capitão do time, seguro, sempre encontra soluções com a bola no chão. Boa antecipação e soberano na bola aérea. Quando tem espaço, vai à frente. Bate faltas de média e longa distância. Quase fez um gol assim, ontem. O passe para o gol do título foi dele, encontrando Alex no lado esquerdo da área. Vai treinar com o grupo principal em 2010.
Bruno Renan
Há quem o chame de Lucas moreno no Olímpico. Aos 18 anos, é o volante clássico. Sempre prefere o passe curto em vez de rifar a bola. É segundo
volante de origem, mas pode ser meia pelas características. Figurinha
frequente nas seleções de base da CBF, foi vendido ao Villarreal com Tiago Dutra para o Grêmio comprar Souza junto ao PSG, da França. Teve problemas de adaptação e voltou por empréstimo até o meio do ano. Não está descartada uma negociação para que permaneça mais tempo, em razão dos problemas que teve na Espanha. Pode subir à Serra na pré-temporada.
Bergson e Alex
Atacante de movimentação e velocidade, Bergson tem 18 anos. A direção começa a prepará-lo para treinar com os profissionais. Foi ao Rio com o time principal para enfrentar o Flamengo, na última rodada do Brasileirão. Entrou no segundo tempo, com o Maracanã lotado e causou ótima impressão.
Já Alex, autor do gol do título, ficará entre os juniores para amadurecer. Mas tem boa técnica e boa conclusão.
Com a conquista, o Grêmio torna-se o clube mais vencedor em quatro anos de competição
Foto:
Valdir Friolin
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.