| 08/09/2009 08h31min
A segunda-feira do Juventude começou com três jogadores que até o final da semana passada eram dados como indisponíveis por pelo menos mais oito a 10 dias, por lesões musculares, ressurgindo inesperadamente na lista de convocados para encarar o Brasiliense, às 21h desta terça-feira, no Alfredo Jaconi, pela Série B do Brasileirão.
Dos três, o que era tido como caso mais complexo, Xavier, iniciou o derradeiro coletivo antes da partida no centro da zaga titular. À frente dele, como primeiro volante, outro recém egresso do departamento médico: Leanderson. Para completar, Leyrielton saiu do estaleiro e apareceu na lateral direita reserva.
Cerca de 45 minutos após começar o trabalho, Xavier se enroscou com Zezinho, sentiu dores na perna direita e deixou o campo pedindo atendimento. Vários jatos de spray analgésico, tentativas de correr e uma gigantesca bolsa de gelo depois, o veredicto: sem condições. Mas não por agravamento da lesão anterior na panturrilha. Desta vez foi
uma nova: torção no
joelho direito.
No outro extremo do time, enquanto isso, os atacantes Mendes e Marcos Denner buscavam entrosamento nas articulações do meia... Zé Carlos. Que procurava municiá-los amparado pelos alas Bruno e Ivo.
Com tudo isso, nada teve mais impacto no dia do que algo provocado por uma notícia velha. Desde a derrota de sábado para o ABC, em Natal, o Juventude precisa buscar sete vitórias e um empate nos 16 jogos restantes da Série B para não experimentar uma letra nova no alfabeto do Brasileiro em 2010.
A consequência foi uma reunião de quase uma hora e meia a portas fechadas, antes do treino. E o impacto veio na revelação do conteúdo da conversa por Ivo Wortmann.
— Os números do jogo com o ABC eu nem mostrei a eles, de vergonha. Os outros times estão nos ajudando, mas daqui a pouco alguém vai ganhar! Está na hora de assumirmos a responsabilidade.
O treinador, então, justificou certas escolhas, mesmo
que forçando adaptações em vários setores.
— Os
mais experientes, que já passaram por coisa muito pior, têm que assumir a responsabilidade! Eu estou assumindo a minha. Essa não é a hora de cobrar dos guris. Essa é a hora dos mais velhos! Se alguém não entendeu isso, então vamos ter que rever algumas coisas.
Mais experiente de todos, Lauro não só entendeu como foi adiante.
— De repente isso já pudesse estar sendo cobrado há mais tempo. A culpa não é dos mais novos, mas eles não podem ser queimados agora. A responsabilidade é dos mais experientes. Nós é que temos que decidir.
FICHA TÉCNICA
Juventude: Juninho, Douglas, Nenê, Bruno Teles, Bruno, Leanderson, Lauro, Zé Carlos, Ivo, Marcos Denner, Mendes. Técnico: Ivo Wortmann
Brasiliense: Guto, Ânderson, César Gaúcho, Ailson, Edinho, Juninho, Flávio, Didão, Rodriguinho, Iranildo, Abuda
(Gustavo). Técnico: Reinaldo Gueldini
Local: Estádio Alfredo Jaconi.
Árbitro: Frederico Honorato Moreira, com Angelo Rudimar Bechi e Rosnei Hoffmann Scherer (trio de SC). Rádio: Caxias. TV: pay-per-view NET e SKY
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.