clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 18/08/2009 16h10min

O Grêmio em Santos já é 44,4% puro sangue

Diogo Olivier, colunista online  |  diogo.olivier@zerohora.com.br



 Vinícius Rebello

 

 

 


 

Saiu não faz muito a lista de relacionados do Grêmio para o jogo contra o Santos, amanhã, na Vila Belmiro. Seria uma informação corriqueira, não fosse um elemento revelador.

A delegação terá 44,4% de jogadores formados nas categorias de base do clube.

São 8 em 18: o goleiro Marcelo Grohe, o lateral-esquerdo Bruno Collaço, os zagueiros Léo e Thiego, o volante Adilson, e os meias Douglas Costa e Pessali, este último a grande novidade. O técnico Paulo Autuori viu um jogo dele no time B, gosto e ordeno que se providenciasse a passagem aérea dele. Mário Fernandes, trazido do São Caetano para os juniores e içado ao grupo principal também por observação do técnico Paulo Autuori, é o oitavo da lista.

Mais do que um número considerável, trata-se de uma prova da radicalidade da proposta de Autuori para o Grêmio. Ele prometeu investir fundo na base e está cumprindo.

E não apenas no discurso. O jogo de amanhã é um dos mais complicados do ano. Não bastasse o retrospecto recente de fracassar fora de casa, historicamente o Grêmio —com este ou aquele treinador — enfrenta problemas sérios na Vila. Mas Autuori confia no seu projeto e nos jovens formados no Olímpico.

Na entrevista coletiva que prestou hoje antes de embarcar para São Paulo, Autuori forneceu duas informações sobre a aposta radical nas categorias de base. A primeira: desde a sua chegada ao clube, já trabalhou com 18 jogadores de até 21 anos. A segunda veio numa frase firme, que reproduzo aqui:

— Vou me envolver pessoalmente também nos treinos do time sub-17. Vou lá mostrar a cara no dia-a-dia.

Então, não se surpreenda se, daqui a pouco, aparecer algum jogador de 17 anos ou menos na delegação do Grêmio. Por que com Autuori será assim: enquanto a direção pensa em contratações, ele vai procurar jogadores nos treinos de Eldorado do Sul, onde trabalham as divisões de base.

Em Santos, amanhã, haverá 44,4% de sangue gremista, como Autuori costuma brincar. E o futuro próximo projeta um Grêmio ainda genuíno. Podem apostar.



Siga a coluna no Twitter.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.