| 07/08/2009 13h28min
Único representante gaúcho no Novo Basquete Brasil (NBB), o Bira, de Lajeado, mantém os esforços para permanecer na principal competição de basquete do calendário nacional. Segundo o presidente do clube, Valmor Spellmeier, a diretoria está empenhada na obtenção de novos patrocínios para reforçar o projeto da equipe.
– Já temos confirmada a permanência da Univates, caso consigamos mais alguns apoiadores – explica Spellmeier. – O ideal seria conquistarmos três parceiros de R$ 500 mil cada – completa o dirigente, planejando um orçamento de R$ 1,5 milhão para manter o time adulto.
O basquete de Lajeado é tradicional. O clube foi fundado em 1955 e em 1967 começou a disputar o Campeonato Estadual. Seu primeiro Nacional foi o de 2000 e, desde o início do projeto da Liga Nacional de Basquete (LNB), a equipe apostou na proposta e gostou do retorno obtido, mesmo com a última colocação na tabela.
– Tivemos um retorno muito bom, com cerca de sete jogos transmitidos ao vivo. Além disso, a rádio da cidade acompanha e transmite todas as partidas, tanto aqui quanto fora. E a rádio Univates também faz as transmissões. A divulgação foi muito boa – destaca Spellmeier.
O time adulto é apenas a ponta do iceberg no projeto do basquete, que desde o princípio está fortemente marcado pelo lado social. Além das escolinhas, há cinco núcleos em bairros diversos da cidade.
– Atualmente, temos mais de 800 jovens nas equipes de base – afirma o dirigente.
A iniciativa atende crianças de 7 a 16 anos, e conta com verba separada e garantida por patrocinadores tradicionais. Ainda assim, Spellmeier considera importante a manutenção do time adulto.
– Depois da criação da equipe principal, a procura das crianças aumentou. Por isto a categoria principal é tão importante. Ela é um espelho – completa.
Atualmente, o clube mantém equipes masculinas nas categorias mirim, infantil, infanto-juvenil e juvenil e até um time juvenil feminino.
Thulius tenta o arremesso: time adulto serve como espelho para os mais jovens
Foto:
Divulgação, local
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.