| 28/07/2009 10h21min
As quatro vitórias seguidas do Avaí derrubaram algumas suspeitas do seu torcedor e desconfianças dos adversários. Quando o time era lanterna, muita gente pensava que o Leão poderia fazer a pior campanha da Série A. Com 19 pontos, este risco não existe mais.
Ao fim da 10ª rodada, o Avaí era o lanterna do Brasileiro. Com sete pontos e apenas uma vitória, o torcedor estava preocupado. A possibilidade de ser pior que o América-RN, que fez a campanha mais modesta na era de pontos corridos, assustava. Quatro vitórias depois, o Leão já superou esta marca: fez 19 pontos, contra 17 dos potiguares em 2007.
Outro questionamento era em relação a Santo André e Barueri, times que ascenderam junto com o Leão. O que eles tinham de diferente para ter campanhas tão superiores? Quatro vitórias depois, o Avaí passou o Santo André na tabela e o Barueri está a apenas três pontos.
Houve momentos em que a pressão estava sobre os atacantes. Até a 10ª rodada, apenas
Lima, de pênalti, e Evando, que se
transferiu para a Ponte Preta, haviam marcado. Hoje, William e Roberto têm dois cada. Ainda estão longe do artilheiro Val Baiano, do Barueri, com nove gols. Mas Muriqui já tem cinco gols na competição.
Defesa também superou pressão
Embora tivesse menos pressão, o setor defensivo também ficou em xeque. Nos últimos quatro jogos, o Avaí levou apenas dois gols e marcou nove. O saldo, que foi de sete gols negativos, está em zero.
A principal mudança foi tática – o esquema 4-4-2 foi trocado pelo 3-5-2. Mas para um jogador, só esta alteração não explica a eficiência.
— Antes, com os resultados ruins, não estávamos felizes. O esquema ajudou, mas a nossa atitude em campo melhorou também — garantiu o zagueiro Emerson.
Agora, o Avaí se prepara para enfrentar o Vitória, na Ressacada. Antes de ganhar a primeira partida na competição, havia uma brincadeira: o Leão teria que ir à Bahia para
poder conhecer uma vitória.
Quando os dois se enfrentarem, na quinta,
dia 30, às 21h, na Ressacada, o Avaí buscará o sexto triunfo na competição, o quinto seguido — feito inédito neste campeonato de 2009.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.