| 05/07/2009 11h05min
A Stock Car deu um passo para aumentar ainda mais a segurança dos pilotos em caso de acidente. Após a colocação de estruturas mais resistentes nas partes traseira e dianteira, os novos carros passaram a ter uma espécie de escotilha no teto, para facilitar o trabalho dos médicos durante o resgate.
Ontem, após o treino classificatório, foi realizada com sucesso uma simulação com os nove integrantes da equipe de resgate. O novo procedimento entra em prática na corrida de hoje.
A retirada da escotilha promete ser um grande benefício porque os pilotos serão imobilizados muito mais facilmente, como disse o médico da categoria, Dino Altmann:
– Em caso de fratura de vértebra, mexer o mínimo que seja com o piloto pode atrapalhar. Agora poderemos retirar o capacete e pôr a coluna de imobilização por cima.
Luciano Burti, que viveu na F-1 a experiência de passar por um resgate difícil após acidente no GP da Bélgica de 2001, ficou
satisfeito.
– A coluna do competidor será
preservada. Quero ver um treino de resgate, mas tudo que for feito pela segurança é sempre bem-vindo – disse o piloto da Boettger.
Já Popó Bueno (Hot Car), que no início do ano participou de uma simulação sem escotilha, até brincou com a novidade:
– A gente nem vê que o teto é removível. Era complicada a saída, mas com este teto solar, digamos assim, a questão foi resolvida.
Médico fala de mudanças
Médico oficial da Stock Car, Dino Altmann explicou como surgiu a ideia da adoção de uma escotilha no teto dos carros da categoria para facilitar o resgate dos pilotos em caso de acidente. No sábado, logo após o treino classificatório, Altmann comandou uma simulação de resgate e o resultado foi excelente.
– A escotilha foi inspirada nos modelos Maserati e do Alemão de Turismo (DTM). Mas a nossa é ainda maior e melhor do que a do DTM, pois tem 40 por 50 centímetros e, quando mostrei o projeto, eles ficaram
impressionados. O novo carro da Stock Car foi feito para aumentar a
segurança dos pilotos e esse é mais um passo importantíssimo nesse sentido. Em todas as etapas fazemos um treinamento e fizemos o primeiro com a escotilha – disse Altmann.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.