| 02/07/2009 00h02min
Não deu. A torcida colorada acreditou e lotou o Beira-Rio, mas aos 30 minutos de jogo já se escutavam os gritos de “é campeão” dos cerca de 2 mil corintianos que vieram a Porto Alegre. Nesta quarta-feira, o Corinthians abriu 2 a 0 no primeiro tempo e cedeu o empate em 2 a 2 no segundo, resultado suficiente para lhe garantir o tricampeonato da Copa do Brasil.
Jorge Henrique e André Santos marcaram os gols corintianos aos 20 e aos 28 minutos do primeiro tempo, respectivamente. Alecsandro, que havia entrado no lugar de Glaydson, fez os dois gols colorados aos 24 e aos 28 do segundo. Como o jogo de ida terminou 2 a 0 para os paulistas, o título acabou indo para o Parque São Jorge.
Como se previa, a partida e volta no Beira-Rio começo tensa e ríspida. A troca de farpas entre as duas diretorias que antecedeu o jogo se refletiu em campo. Em menos de cinco minutos, um jogador de cada lado já havia sido amarelado pelo árbitro mineiro Ricardo Marques Ribeiro: André Santos, por falta violenta em D’Alessandro, e Índio, por ter feito o mesmo com Ronaldo.
O que não se esperava era a postura ofensiva do time paulista e a falta de criatividade do Inter para sair da marcação armada por Mano Menezes. Aos oito minutos, Jorge Henrique cruzou na área e Dentinho por pouco não marcou de cabeça. A primeira chance colorada só veio aos 12, com D’Alessandro chutando para fora.
Claramente melhor em campo, o Corinthians não se contentou só em se defender. Aos 16, Jorge Henrique recebeu livre na área e marcou o gol, mas o atacante estava impedido e o lance foi anulado. Aos 20, no entanto, ele estava em posição legal quando André Santos cruzou da direita. O atacante desviou de cabeça e fez 1 a 0.
O gol descontrolou os jogadores colorados. Taison recebeu um cartão amarelo bobo por chutar a bola para longe após a marcação de uma falta. Logo depois, foi a vez de D’Alessandro discutir com o árbitro e também ser amarelado. Perdido em campo, o Inter foi facilmente envolvido pelo ataque corintiano. Aos 28, em jogada que começou com Ronaldo e passou por Jorge Henrique, André Santos recebeu na área e chutou com força para ampliar.
E poderia ter sido pior. Ronaldo, apagado durante toda a partida, perdeu um gol feito aos 37 minutos. Cara a cara com Lauro, ele chutou nas mãos do goleiro. Três minutos antes, Nilmar havia chutado uma bola ao gol corintiano pela primeira vez em todo o primeiro tempo. Foi também de Nilmar a última chance do Inter na primeira etapa, aos 45 minutos, que Felipe também pegou.
Precisando fazer cinco gols em 45 minutos, Tite voltou para a segunda etapa com Alecsandro no lugar de Glaydson. Demorou mais do que o esperado, mas a alteração surtiu efeito. Aos 25 minutos, o atacante aproveitou uma das poucos falhas da dupla de zaga formada por William e Chicão e descontou. Aos 28, o mesmo Alecsandro aproveitou cruzamento de Bolívar e, de cabeça, deixou tudo igual.
Após sofrer o segundo gol, o Corinthians tentou ganhar tempo na reposição da bola ao meio-campo. Christian se atirou no gramado e D’Alessandro foi tirar satisfações. O argentino se descontrolou, recebeu o cartão vermelho e tentou levar William com ele, mas o zagueiro não caiu na provocação. Em seguida, foi a vez de Tite e Mano Menezes serem expulsos de campo.
Depois da confusão, o jogo foi reiniciado. O Inter quase fez o terceiro gol com Andrezinho, que havia entrado no lugar do apagado Taison. Em seguida, Elias recebeu o segundo amarelo e os dois times voltaram a ficar em igualdade numérica. Mas a esta altura o time de Tite já estava batido. Os seis minutos de acréscimo dados pelo árbitro eram pouco tempo para os três gols que o time precisava.
Gols: Jorge Henrique (C), aos 20, e André Santos (C), aos 28 minutos do primeiro tempo. Alecsandro (I), aos 25 e aos 28 do segundo. Cartões amarelos: Índio, Taison, D%27Alessandro, Bolívar e Nilmar (I); André Santos, Elias e Jean (C). Cartões vermelhos: D%27Alessandro (I) e Elias (C). Arbitragem: Ricardo Ribeiro (MG), auxiliado por Alessandro Álvaro Rocha de Matos (BA) e Roberto Braatz (PR). Local: Beira-Rio, em Porto Alegre. | |
INTER (2) | CORINTHIANS (2) |
---|---|
Lauro; Bolívar (Danilo Silva), Índio, Danny Morais e Kleber; Glaydson (Alecsandro), Magrão, Guiñazu e D%27Alessandro; Taison (Andrezinho) e Nilmar. | Felipe; Alessandro, Chicão, William e André Santos (Diego); Cristian (Boquita), Elias, Douglas e Jorge Henrique; Dentinho (Jean) e Ronaldo. |
Técnico: Tite. | Técnico: Mano Menezes. |
Lauro se levanta para buscar a bola dentro de seu gol enquanto jogador do Corinthians sai para comemorar
Foto:
Mauro Vieira
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.