| 18/05/2009 20h16min
As ondas não voltaram com tanta força em Teahupoo, continuam com cerca de 1m. Mesmo assim, deram sorte ao brasileiro Adriano de Souza, o Mineirinho, que se classificou para as oitavas-de-final da etapa taitiana do Circuito Mundial de surfe. No entanto, o outro brasileiro, o cearense Heitor Alves, não conseguiu o mesmo sucesso e foi eliminado da competição.
Após quatro dias suspensa por conta do mar praticamente parado, a competição foi retomada nesta segunda, ainda na sétima bateria da segunda fase. O primeiro brasileiro a cair na água foi Mineirinho, que fazia sua estreia na etapa, no 11º duelo. E foi um bom início para ele, que marcou 11,67 pontos contra o havaiano Dustin Barca (8,80).
Logo na bateria seguinte foi a vez de Heitor Alves duelar com Jordy Smith. A disputa foi apertada, mas o sul-africano levou a melhor e marcou 16,33, contra 14,34 do cearense. Agora, Mineirinho irá encarar exatamente Jordy Smith, na sexta bateria das oitavas. Logo após a prova, Adriano de Souza comemorou o resultado.
– Estou muito feliz. Poucos sabem a dificuldade que tive para vencer essa bateria - afirmou, em entrevista à TV oficial do Circuito.
O havaiano Andy Irons também avançou à próxima fase. Ele bateu o australiano Bede Durbidge com um vitória apertada: 13,16 a 12,00. Agora, Irons enfrenta o americano Bobby Martinez, na quinta bateria.
A etapa do Taiti usa o novo formato: todas as baterias são homem a homem e não há mais repescagem. A primeira fase é disputada entre o 17º e o 45º do ranking e mais três convidados. Os 16 melhores do ranking estreiam apenas na segunda fase, contra os vencedores da primeira. Quem passa vai para as oitavas de final. Tal formato, em 2009, é opcional: os organizadores de cada etapa decidem se querem adotá-lo ou não.
Com informações do site Globoesporte.com.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.