| 02/05/2009 15h51min
O secretário nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri, revelou neste sábado, durante o último dia de reuniões da Comissão de Avaliação do Comitê Olímpico Internacional (COI) no Rio de Janeiro, cidade candidata a sediar os Jogos de 2016, que o governo estuda a criação da Polícia Ferroviária Federal, que está prevista na Constituição.
A medida seria um dos pontos positivos para a candidatura brasileira, uma vez que coibiria atos de violência como os acontecidos recentemente nas estações de trem e metrô do Rio de Janeiro.
– A segurança é uma obrigação do poder público e é preciso uma polícia pública, especializada, de alto nível e que saiba tratar bem o cidadão - disse o secretário.
Balestreri ainda revelou que a apresentação do Comitê Rio 2016 sobre o tema segurança causou uma impressão positiva nos membros do COI, que demonstraram um grande interesse pelo sistema de policiamento implementado no Morro Dona Marta, em
Botafogo.
– A apresentação causou uma impressão
positiva. Os membros do COI ultrapassaram quase em uma hora o tempo previsto por causa das muitas perguntas. A Nawal El Moutawakel (presidente da Comissão) ficou satisfeita com precisão das respostas. A intenção era passar informações técnicas e números que comprovassem o que era dito, e não apenas respostas políticas - acrescentou.
De acordo com o secretário, a marroquina ainda fez um desafio para a candidatura brasileira. Segundo Nawal, a imprensa internacional dá muito destaque para as notícias ruins do Rio de Janeiro e ela espera que o país consiga divulgar notícias boas, eqilibrando essas informações.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.