| 30/04/2009 00h02min
O Palmeiras precisava somente da vitória. Mas apesar da luta, a equipe de Vanderlei Luxemburgo parecia que não conseguiria. Afinal, com um a menos, a missão era cada vez mais impossível. Mas, aos 41 minutos do segundo tempo, quando tudo parecia perdido, veio o gol salvador: Cleiton Xavier fez 1 a 0 contra o Colo Colo (CHI), em Santiago, e classificou o time para a próxima fase da Libertadores.
O Palmeiras terminou em segundo lugar no Grupo 1, com 10 pontos. O Sport, que venceu a LDU, no Equador, por 3 a2, ficou com o primeiro lugar, com 13 pontos. O Colo Colo, que só precisava de um empate, terminou com sete pontos e está a eliminado. O mesmo destino teve a LDU, atual campeã do torneio, que ficou com quatro pontos.
Prevendo uma pressão do adversário, Luxemburgo optou por modificar sua equipe. O treinador deixou Willians no banco e escalou o menino Souza, na cabeça de área. Assim, Diego Souza ficou com mais liberdade para armar e encostar em Keirrison. Wendel também começou jogando, no lugar de Fabinho Capixaba.
E foi Diego que chamou a responsabilidade para si. Inspirado, o meia puxou contra-ataques, ganhou divididas e serviu seus companheiros. Na frente, porém, o Palmeiras desperdiçava uma chance atrás da outra. Cleiton Xavier perdeu gol feito, e Keirrison mandou duas bolas na trave. Atrás, Marcos não teve trabalho na primeira etapa.
No segundo tempo, como prometido, Luxa voltou com Willians no lugar de Wendel. Mas a mudança não surtiu efeito. O time paulista não conseguiu explorar os contra-ataques e, para piorar, perdeu Pierre e Marcão. O primeiro, por contusão, teve de ser substituído. O segundo foi expulso após receber o segundo cartão amarelo.
Com um a menos, o Verdão perdeu força. Resumia-se a levantar bolas na área em cobranças de falta com Cleiton Xavier, sempre sem sucesso. O Colo Colo, inteligentemente, passou a administrar a partida. Tudo parecia decidido, até que Cleiton Xavier ressuscitou o
Palmeiras. Ele pegou a bola na entrada
da área, gingou na frente do zagueiro e mandou uma bomba no ângulo do goleiro chileno para garantir a classificação.
COLO COLO (0)
Cristian Muñoz; Figueroa, Luis Mena, Miguel Riffo, Salcedo; Sanhueza, Meléndez (Jará, 18’/2ºT), Rodrigo Millar e Macnelly Torres (Caroca, 16’/1ºT); Lucas Barrios e Carranza. Técnico: Gualberto Jara.
PALMEIRAS (1)
Marcos; Maurício Ramos, Danilo e Marcão; Wendel (Willians, Intervalo), Pierre (Evandro, 15’/2ºT), Souza, Cleiton Xavier e Armero; Diego Souza e Keirrison.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Gols: Cleiton Xavier, aos 41 minutos do segundo tempo. Cartões amarelos: Caroca, Figueroa e Rodrigo Millar (C); Maurício Ramos e Marcão (P). Cartão vermelho: Marcão (P). Arbitragem: Carlos Torres, auxiliado por
Nicolás Yegros e Milcíades Saldivar (trio do Paraguai). Local: Estádio Monumental, em Santiago (Chile).
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.