clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 16/04/2009 18h

Nem todos os participantes correm para vencer a Maratona de SC

Enfermeira Ivani Bielak participará da prova pela primeira vez e diz que correr é terapia

Nem todos têm os mesmos objetivos ao correr a 9º edição da Maratona Internacional e Rústica de SC, em Florianópolis, que será realizada neste domingo, dia 19. Para atletas de elite, por exemplo, melhorar tempos, subir ao pódio e ganhar um dos prêmios da competição estão no foco. É o caso da maratonista Marizete de Paula Rezende, que já ganhou a prova em 2001 e espera chegar ao seu segundo título.

Mas para alguns anônimos a participação tem outras conotações. É o caso da técnica em enfermagem Ivani Bielak, 36 anos, que disputa uma maratona pela primeira vez e tem objetivos bem mais modestos.

— Trabalho na minha profissão desde os 17 anos e nesse período já me angustiei em ver muita gente morrer, então participar de uma maratona é uma válvula de escape para tirar o estresse — diz a gaúcha radicada em Florianópolis há 9 anos.

Ivani começou a correr em 2002 por recomendação médica.

— Pesava 48 quilos e rapidamente cheguei aos 68kg... hoje peso 51kg — lembra a atleta explicando que antes disso levava uma vida sedentária.

Primeiro Ivani corria por conta própria, mas depois conheceu a Associação dos Corredores de Rua de Florianópolis e passou a participar de corridas rústicas na Capital e em municípios vizinhos.

— Nunca participei de uma maratona, a prova deste domingo será a  primeira. No ano passado participei da Rústica (10 km), fiquei em 36º lugar e super feliz em chegar à frente de muitos homens — conta.

Ivani vem treinando há sete meses e sua meta é percorrer os 42.195 metros da maratona em 4h, 13 minutos a menos do tempo ideal de sua faixa etária.

Outro que aguarda com expectativa a prova é o Primeiro Sargento da Marinha, Elder Benites Pedelhes, de 46 anos, morador do bairro Barreiros, em São José.

— Corro desde os 15 anos e já participei de quase todas Maratonas em Florianópolis. Tenho a esperança de repetir o feito do ano passado quando fiquei em quarto lugar na minha faixa etária — explica o atleta.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.