clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 31/01/2009 18h54min

Porto Alegre adota cautela sobre decisão das sedes para Copa 2014

Prefeito em exercício, Jorge Fortunati, prefere aguardar anúncio oficial da Fifa

Porto Alegre é apontada como favorita a sediar jogos da Copa do Mundo de 2014, ao lado de Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Belo Horizonte. Neste sábado, a comitiva da Fifa esteve na capital gaúcha para tratar de detalhes do projeto de reforma do Estádio Beira-Rio e de questões relativas ao Aeroporto Salgado Filho para o Mundial. Fifa e CBF não confirmam, mas dificilmente a cidade ficará fora da seleção. No entanto, o prefeito em exercício e secretário extraordinário sobre assuntos da Copa do Mundo de 2014, Jorge Fortunati, prefere ser prudente.

Três representantes da entidade máxima do futebol estão no Brasil para preparar o relatório técnico sobre as 17 candidatas. Doze serão escolhidas e anunciadas no dia 20 de março. As informações são do GloboEsporte.com.

– A vida me ensinou a ser cauteloso. Tenho convicção de que Porto Alegre atende aos requisitos básicos que a Fifa exige. A visita dos técnicos da entidade neste sábado foi proveitosa, mas cautela não faz mal a ninguém. Temos mais um prazo até o dia 13 de fevereiro para apresentar os últimos dados solicitados e, obviamente, vamos aguardar o anúncio das cidades escolhidas com muita confiança – disse.

O relatório será entregue ao Comitê Executivo da Fifa, que vai anunciar as sedes escolhidas. A partir daí, cada cidade terá um caderno de encargos com um cronograma de obras para ser cumprido. Segundo o prefeito, só então será fechado o orçamento necessário para a execução de todo o projeto da cidade.

– Vamos ver o cronograma e buscar parceiros. O presidente Lula deve anunciar no mês de abril o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) da Copa do Mundo de 2014. Nessa semana, entrei em contato com o gabinete da ministra Dilma (Russef, ministra chefe da Casa Civil) e o Governo Federal está trabalhando numa proposta do PAC para o Mundial – declarou.

Fortunati disse ainda que muitas obras serão necessárias:

–  Temos um hall de obras que a Fifa vai apresentar como indispensáveis. A partir deste caderno de encargos, vamos trabalhar. Teremos até o fim de 2013 para cumprir as metas. Se a cidade não cumprir, será eliminada. Anualmente teremos que receber uma delegação da Fifa para avaliar uma etapa específica – explicou.


 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.