| 08/01/2009 17h17min
O ex-diretor de futebol do Grêmio Rodrigo Caetano foi apresentado na tarde desta quinta no Vasco. O dirigente chega ao São Januário com status de grande contratação, a maior aposta do clube para fora das quatro linhas. O presidente cruzmaltino Roberto Dinamite explicou os objetivos do ex-gremista.
– Ele chega para reestruturar todas as divisões de base do Vasco e para cuidar também da reformulação do futebol profissional junto com o (vice de futebol, José Hamilton) Mandarino. Ele tem um atestado de competência pelo trabalho no Grêmio. E agora tem um novo desafio pela frente – disse Dinamite.
Perto de completar 39 anos, formado em administração de empresas e com MBA em gestão empresarial, o ex-jogador chega com a missão de revitalizar as categorias de base e reestruturar o departamento de futebol no projeto para reconduzir o Vasco à Série A do Brasileirão.
Semelhanças com o Grêmio
Ex-jogador, Rodrigo Caetano começou a carreira de dirigente em 2003 no RS Futebol, time de Alvorada, região metropolitana de Porto Alegre. Na equipe, ele comandou um trabalho que descobriu dois grandes zagueiros do futebol brasileiro: Thiago Silva, ex-Fluminense e hoje no Milan, e Naldo, ex-Juventude e hoje no Werder Bremen. Depois, foi para o Grêmio fazer um trabalho parecido com o que vai desenvolver agora no Vasco.
– O Grêmio em 2005 era semelhante. Todo grande clube quando passa por uma fase como esta tem a chance de fazer grandes mudanças. É precoce ainda para eu fazer um diagnóstico preciso. Mas a comparação entre os dois clubes é inevitável. O Grêmio se reestruturou muito rápido. Mas quando cheguei lá, por exemplo, o clube só tinha oito jogadores, sendo dois goleiros. Aqui as contratações foram feitas, o time está quase montado. Neste ponto o Vasco saiu na frente – comparou.
Momento de observação
Rodrigo Caetano segue nesta segunda para Vila Velha, onde o time realiza a pré-temporada. Até lá, ele vai conhecer mais a estrutura do clube. Em um passeio com Roberto Dinamite, Caetano viu o presidente lhe mostrar onde deu os primeiros chutes na época de jogador do Vasco. Além disso, Rodrigo Caetano já visitou o Vasco-Barra e anotou algumas mudanças para o CT.
– Este primeiro momento é de muita observação e conversa com as pessoas. Vamos fazer algumas melhorias no Vasco-Barra. Sabemos da dificuldade, mas os recursos, mesmo escassos, precisam ser bem aplicados. Quando era atleta eu detectava algumas carências nos clubes. Isso ajuda agora na minha profissão – disse o dirigente vascaíno.
Otimismo
Apesar dos problemas, Rodrigo Caetano chega otimista, e prevê em um futuro bem melhor para os torcedores. Uma das apostas da diretoria é que o dirigente faça o Vasco voltar a revelar grandes jogadores.
– Teremos uma caminhada muito grande pela frente. Um desafio se faz de grande projetos. E o projeto desse ano é o retorno do Vasco ao lugar que é seu. Quero que o clube retorne de forma sólida e consistente. Espero que esse ano seja um marco e que o clube volte a ser um celeiro de craques. O horizonte que espera o Vasco é muito promissor. Temos de transformar essa dor momentânea da torcida em algo positivo para que o clube cresça. Tendo uma base sólida, teremos também muitas alegrias – afirmou.
As informações são do site Globoesporte.com.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.