| 11/11/2008 11h23min
O técnico Alex Ferguson é o grande responsável pela renovação promovida no elenco do Manchester United nos últimos anos. De 2006 para cá, o escocês – que ocupa o cargo há 22 anos no clube – indicou e trouxe jogadores como Nani, Anderson, Rafael, Fábio e Michael Carrick, entre outros. Comprado junto ao Porto em 2007, o ex-gremista foi comparado pelo treinador a alguns dos jogadores mais importantes da história recente do Manchester, como Bryan Robson e Roy Keane.
Segundo o treinador, Anderson tem o mesmo potencial para dar seqüência a uma "dinastia" e se tornar um ídolo do clube.
– Quando cheguei aqui, diziam que Bryan Robson era o rei e que não se podia vencer uma partida sem ele. Comecei a pensar nisso também, porque não jogávamos bem sem ele em campo. Então, tivemos que mudar nossa mentalidade, adotar outro pensamento. Pensaram que não poderíamos achar outro Robson, mas Keane chegou e preencheu o espaço – explicou Ferguson, antes de ir além.
– Então, pensaram que nunca teríamos outro Keane, mas alguém como Anderson entrou por nossa porta e deu seqüência ao ciclo. Anderson é um tipo diferente de jogador, assim como Keane. Quando você perde um jogador como Roy Keane e vê Paulo Scholes caminhando para o final de sua carreira, você se pergunta quem poderá fazer a função no United. Então Anderson chega, com apenas 19 anos, e com o nível de desempenho que ele tem – completou o treinador.
Roy Keane jogou em times como Manchester United, Nottingham Forest e Celtic Glasgow. O irlandês, que também serviu à seleção de seu país, foi capitão do Manchester (1997-2005) e é um dos jogadores que ganhou mais títulos na história no futebol inglês.
Alex Ferguson explicou ainda que houve uma mudança de estilo nas contratações do Manchester nos últimos tempos.
– Temos jogadores de estilos diferentes dos que tínhamos há 10 anos. Você não pode copiar um time com jogadores idênticos – isso é impossível – disse o escocês, que ainda vê muito futuro para o brasileiro.
– Você sabe que ele se tornará um grande jogador. A vida continua, o United continua. É inevitável – salientou.
Anderson, porém, não foi o único brasileiro elogiado por Alex Ferguson em seu discurso. Contratado junto ao Fluminense antes da temporada 2007/2008, o jovem lateral Rafael já fez até gol no time inglês – como no último final de semana, na derrota por 2 a 1 para o Arsenal. E, segundo o experiente treinador, pode se mostrar um jogador bastante criativo.
– Rafael é uma pessoa muito talentosa. Ele é corajoso e deu um novo fôlego ao time –disse Ferguson, que também destacou a participação do jovem brasileiro nas últimas partidas.
– Quando ele entrou em campo contra o Arsenal, tomou conta do jogo. Sempre tivemos expectativas elevadas sobre ele, e é por isso que ele tem jogado regularmente no time principal. Não é fácil para um defensor de 18 anos chegar logo ao primeiro time, mas Rafael é um dos jovens e brilhantes jogadores que temos hoje. Estou muito satisfeito com ele – acrescentou.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.