| 02/11/2008 21h10min
A famosa pressão do Grêmio em seus domínios não fez a diferença neste domingo. O Grêmio tentou, mas ficou no empate em 1 a 1 com o Figueirense, no Estádio Olímpico, pela 33ª rodada do Brasileirão. A equipe de Celso Roth foi a 60 pontos e caiu para a terceira posição no campeonato, sendo ultrapassado por Palmeiras e São Paulo, que venceram seus jogos. Marquinho fez o gol do time catarinense e Reinaldo igualou para a equipe da casa.
A torcida esperava um abafa gremista logo nos primeiros minutos no Olímpico. Não foi isso que se viu. O Grêmio tentou se impor, apostava principalmente nas jogadas pela direita, com a rapidez de Felipe Mattioni, porém pecava nos cruzamentos à área e finalizações. Precisando dos três pontos para fugir da zona de rebaixamento, o Figueirense não se intimidou e abriu o placar aos sete minutos.
Em cobrança de escanteio, a defesa do Tricolor afastou mal. Ramon deu um toque para trás para Marquinho bater com tudo e abrir o placar - 1 a 0.
Logo depois do gol, o time de
Celso Roth ainda sofreu a baixa de Léo, que sentiu dores no tornozelo direito após uma dividida. Paulo Sérgio entrou na equipe e Souza foi deslocado para o meio-campo.
O Grêmio mantinha mais a posse de bola e criava chances, porém, assim como no começo da partida, os homens de frente encontravam dificuldades para finalizar e levar perigo à meta de Wilson. Uma das melhores chances ocorreu aos 38 minutos em uma cobrança de falta de Paulo Sérgio, que Wilson espalmou. Pouco tempo depois, Paulo Sérgio cruzou da esquerda para cabeceio de Makelele, novamente defendido pelo camisa 1 da equipe catarinense. Na sobra, Felipe Mattioni arriscou o chute e outra vez o goleiro adversário evitou o empate. Porém, ele falhou poucos minutos depois e permitou o gol de empate.
No final do jogo, Wilson demorou mais que seis segundos para fazer a reposição de bola e o árbitro Jailson Macedo Freitas assinalou tiro livre indireto para o time da casa. Os jogadores do Figueira protestaram muito,
mas não adiantou. Na
cobrança de Paulo Sérgio, a bola bateu na defesa. O próprio lateral pegou a sobra e tocou para Reinaldo chutar para a meta rival e deixar tudo igual no Olímpico aos 46 minutos.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, o técnico Márgio Sérgio sacou o atacante Bruno Santos para a entrada do lateral Alex Cazumba. O Tricolor gaúcho foi para cima do rival em busca do resultado que lhe manteria na liderança. Porém, a equipe encontrava dificuldades nas finalizações. Aos nove minutos, Mattioni fez boa jogada individual pelo meio, deixou adversários para trás e tocou para Souza dentro da área. O meia, no entanto, não conseguiu chutar com precisão.
Sem o gol, Roth resolveu mexer na equipe. Sacou Makelele para a entrada de Douglas Costa e Reinaldo deu lugar a Marcel. A mudança deu mais movimentação pelo lado esquerdo do Grêmio, sobretudo com Douglas. Porém, parecia que a ansiedade tomava conta dos jogadores na hora de tentar marcar.
Além disso, o time desperdiçava cobranças de
falta perto da área, o que irritava a torcida.
Uma das melhores chances do Tricolor ocorreu aos 36 minutos. Douglas Costa arrancou pela esquerda e tocou para Perea. O colombiano recebeu no meio, sem marcação, e mandou por cima do gol. Do lado rival, a oportunidade mais clara foi aos 13 minutos. Em um erro de Amaral, Tadeu roubou a bola no meio e avançou sozinho para dentro da área gremista. O centroavante ficou cara a cara com Victor e chutou para fora. Apesar das chances, o placar não saiu do 1 a 1.
Com esse resultado, o Figueirense foi a 35 pontos e segue na zona de rebaixamento, ocupando a 17ª colocação. O próximo compromisso do time catarinense será conta o Atlético-PR, às 18h30min de sábado, no Orlando Scarpelli. Já o Grêmio faz o confronto direto com o Palmeiras, às 17h de domingo, no Palestra Itália.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.