| 15/10/2008 03h14min
Ficar fora da Libertadores no ano do centenário não trará frustração apenas em campo. O clube deixará para trás um faturamento extra de até R$ 8 milhões.
É o correspondente à premiação do campeão continental, somada com receitas de marketing geradas pela volta à competição. Isso sem contar a visibilidade mundial e o prestígio. Foi por causa disso que o clube fez a pré-temporada nos Emirados Árabes neste ano.
O bolo de dinheiro se divide em duas fatias. A primeira, paga pelos patrocinadores da Libertadores, prevê algo em torno de R$ 6,5 milhões para o campeão. Em 2008, quem ficou na primeira fase levou cerca de R$ 600 mil pelos jogos em casa – na semifinal, o valor subiu para R$ 500 mil. Quem desembarcou na final, entrou em campo com R$ 700 mil garantidos.
A segunda fatia vem do próprio Inter. Conforme o vice de marketing, Jorge Avancini, jogar a Libertadores corresponde a adicionar 50% de fermento nos atuais R$ 3 milhões de receita com
licenciamentos – subiria para R$ 4,5 milhões,
portanto. E isso que não haveria diferença significativa na bilheteria porque o quadro social beira 80 mil pessoas – e o Beira-Rio comporta 55 mil torcedores.
— O aumento de receita vem em função da empolgação inicial da torcida com a Libertadores — explica Avancini.
Por isso, entenda-se o dinheiro gerado pelas vendas de uma nova camiseta, criada para os jogos da Libertadores, além de outros produtos com a marca do clube. O Inter comercializa hoje entre 6 mil e 7 mil camisetas por mês, metade do que vendeu entre março e agosto de 2006, quando conquistou a Libertadores. Além desses ganhos, o clube ganharia munição para negociar os novos contratos de patrocínio no uniforme. O principal, com o Banrisul, vence em meados de 2009.
Avancini garante que já existe planejamento de marketing para a Libertadores encaminhado — os detalhes, porém, não são revelados. É porque falta o principal, assegurar vaga em 2009. A conquista dela se tornou missão
quase impossível diante da
exigência de aproveitamento de 92% nas últimas nove rodadas do Brasileirão.
Ontem, Tite usou um discurso forte e cheio de otimismo para mobilizar o time. Lembrou das dificuldades enfrentadas para levar o Caxias ao título gaúcho em 2000, contra o Grêmio de Ronaldinho e o Inter de Lúcio.
Cheque Libertadores
— R$ 1,5 milhão em licenciamento de produtos
— Até R$ 6,5 milhões em verbas de TV e prêmios pagos pela Conmebol
— Aumento do quadro de sócios
— Maior poder de barganha para negociar com novos patrocinadores
Apesar da exigência de 92% de aproveitamento nas últimas nove rodadas para chegar à Libertadores, Tite revelou otimismo ontem
Foto:
Lucas Uebel, Vipcomm, Divulgação
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