| 04/10/2008 20h17min
O Figueirense desencantou e, após oito rodadas sem vencer, somou três pontos históricos sobre o Vasco em São Januário. Foi a primeira vitória do alvinegro catarinense na casa dos cruzmaltinos pelo Campeonato Brasileiro. Os gols do Figueira foram marcados por Marquinho (2), Asprilla, Cleiton Xavier. Leandro Amaral e Edmundo anotaram para o Vasco e diminuíram a vantagem dos visitantes.
A tabela
Com a vitória fora de casa, o Figueirense ficou na 14ª posição, ampliou cinco pontos de vantagem sobre o 17º colocado, a Portuguesa, somando 32 pontos, dois a menos que o Galo, primeiro na lista da Sul-Americana. Já o Vasco, que já chegou à 28ª rodada como lanterna da Série A, tem apenas 26 pontos.
Primeiro tempo
Os 10 minutos iniciais de jogo foram de pura pressão vascaína. Sem dar um segundo de folga ao Figueirense, os atacantes cruzmaltinos chegavam à área com muita vontade. Os lances de perigo vieram dos pés de Baiano, Leandro Amaral e Edmundo.
Apesar da motivação da torcida cruzmaltina e do esforço dos jogadores em campo, não demorou até que o Figueirense equilibrasse a partida. E foi o time catarinense que abriu o placar e calou o grito do torcedor vascaíno em São Januário.
Aos 19 minutos, Diogo avançou pela direita e viu Marquinho sozinho entrando pela esquerda da área. O volante passou, Marquinho dominou e, com o goleiro adiantado, chutou para balançar a rede e abrir o placar rumo à vitória história em território cruzmaltino. Com uma comemoração atrapalhada, Cazumba atropelou Marquinho e a risada foi geral no Figueirense.
Com 35 minutos de jogo, o Figueirense teve duas chances seguidas de aumentar o placar. Primeiro, Bruno Santos mandou para o gol, a bola foi cruzada e não tinha ninguém para completar. Na sobra, Cazumba ainda tentou cruzar da esquerda mas a bola foi forte demais e passou direto por Bruno Santos.
Aos 39, o Vasco teve a melhor chance da etapa inicial. Alex Teixeira tabelou com Edmundo na entrada da área pela direita. Ele recebeu o passe do capitão cruzmaltino e chutou para o gol mas a bola desviou em Alex, o dono da zaga do alvinegro catarinense.
Etapa final e domínio do Figueirense
Logo no primeiro minuto da etapa final, Cleiton Xavier cobrou escanteio pela direita e o zagueirão Asprilla cabeceou para balançar a rede e ampliar o placar. Vasco 0 x 2 Figueirense.
Em seguida, aos 7 minutos, Marquinho anotou o seu segundo na partida, o terceiro do Figueirense. Ele cobrou falta da intermediária, em um chute com muito efeito, ampliando o marcador para o alvinegro catarinense.
Era hora do capitão Cleiton Xavier desencantar. Desde a 14ª rodada, na goleada do Grêmio por 7 a 1 no Scarpelli, o meia alvinegro não marcava. Ele teve sua chance e não desperdiçou, para fazer as pazes com a torcida do alvinegro catarinense.
Aos 14 minutos, o capitão driblou Eduardo Luiz pela esquerda da área e chutou cruzado para mandar para o fundo do gol de Tiago, anotando o quarto do Figueirense em São Januário.
Com a ampla vantagem, o time catarinense deu uma sossegada em campo e não soube aproveitar a expulsão de Madson, pelo Vasco, para manter o ritmo ofensivo. Desta forma, o time da casa conseguiu hegar ao ataque e fazer dois gols de honra para sua torcida.
Aos 21 minutos, Leandro Amaral, em uma cochilada da zaga alvinegra, recebeu cruzamento da direita e cabeceou sozinho para marcar o primeimro do time da casa.
Aos 43, em outra bobeada da zaga, Edmundo anotou o segundo do Vasco. Ele recebeu o cruzamento de Leandro Amaral na cara do gol e, na falha de Asprilla e Tadeu, abeceou sozinho para balançar a rede e fechar o placar em São Januário.
Próxima rodada
Pela 29ª rodada da Série A, o Figueirense recebe o Palmeiras, líder do campeonato, às 22h de quarta-feira, no Scarpelli. No mesmo horário, também na quarta-feira, o Vasco vai à Ilha do Retiro encarar o Sport.
Matéria atualizada às 15h29min de 05/10/2008.
Alex, do Figueirense, comandou a zaga na vitória alvinegra em São Januário
Foto:
Maurício Val, VIPCOMM
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.