| 30/09/2008 21h08min
O Campeonato Catarinense de 2009 reservará algumas novidades para o torcedor na edição do ano que vem. Além da transmissão pelo Grupo RBS da competição, também foi definida nesta terça, dia 30, em Balneário Camboriú, a nova fórmula da competição, que contará com um quadrangular final para a definição dos dois finalistas. A fórmula de disputa terá que ser aplicada por anos consecutivos, conforme prevê o Estatuto do Torcedor. Portanto, o novo formato valerá também para 2010.
O sistema de disputa, datas e outros detalhes foram votados na reunião do Conselho Técnico da Divisão Principal do futebol de Santa Catarina, que contou com a presença de representantes de clubes da elite do futebol do Estado e também com membros da Federação Catarinense de Futebol (FCF).
Datas e clássicos da Capital
Em relação a datas, o Estadual terá início no dia 18 de janeiro e se encerrará no dia 5 de maio. Os clássicos entre Avaí e Figueirense já têm dias marcados. O primeiro jogo será no estádio Orlando Scarpelli, em 4 de fevereiro. O duelo de volta entre os times da Capital ocorre dia 15 de março, na Ressacada.
A fórmula
Assim como no ano passado, o Catarinense segue com disputas de turno e returno entre as 10 equipes participantes — ainda resta definir o campeão da Divisão Especial. Os campeões do primeiro e segundo turnos se classificam para o quadrangular com um ponto de bonificação cada. Se o mesmo time for o campeão tanto do turno quanto do returno, este avançará ao quadrangular com dois pontos. As demais equipes serão definidas pelo índice técnico.
As partidas no quadrangular serão disputadas em jogos de ida e volta. As duas equipes que obtiverem a maior soma de pontos garantem vaga na final. O campeão estadual será definido pela maior somatória de pontos nos jogos de ida e volta, ou seja, não haverá saldo de gols. A última partida da final será na casa da equipe que fizer a melhor campanha na competição, tanto no turno, returno e quadrangular.
A finalíssima não terá disputas de penalidades, sendo que o mandante terá a vantagem de jogar pelo empate na prorrogação, caso persista a igualdade dos pontos. O time vencedor do Estadual vai receber o troféu RBS 30 anos, em homenagem às três décadas de atuação da empresa em Santa Catarina.
De acordo com o presidente da FCF, Delfim Pádua Peixoto, a fórmula com quadrangular foi aprovada por conta do número de participantes e também para satisfazer a torcida:
— Acho que a fórmula é boa. A competição terá 10 clubes então não poderia ser a fórmula do ano passado. Vamos ter um campeonato mais folgado, que dê mais rentabilidade aos clubes. Além disso o torcedor gosta de ver quadrangular e partidas finais. Aqui em Santa Catarina não dá para fazer um campeoanto de pontos corridos porque não temos o que oferecer além da vaga na Copa do Brasil — afirmou Delfim, à CBN/Diário.
Quem sobe e quem cai
As duas últimas equipes na classificação geral terão que disputar a Divisão Especial do próximo ano e só poderão voltar à primeira divisão em 2011. O campeão e o vice desta competição, por sua vez, sobem à elite do Catarinense em 2010.
Matéria atualizada às 21h53min.
CLICRBS E CBN/DIÁRIOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.