| 17/02/2003 18h37min
O procurador da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Fábio Barrichello, não perdoôu ninguém. O representante do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) denunciou nesta segunda, dia 17, jogadores e árbitros. Os goleiros Danrlei e Clemer foram incluídos no Artigo 228 – vias de fato –, com pena variando de 60 dias a um ano de suspensão. O atleta colorado teria agredido o árbitro Leandro Vuaden na partida contra o Juventude. O julgamento dos dois está marcado para esta quinta. Vuaden foi enquadrado nos Artigos 315 e 321 –deixar de cumprir regras de jogo e falhas no preenchimento de súmula, respectivamente.
Além de Danrlei, Barrichello também ofereceu denúncia contra a arbitragem do Gre-Nal. O árbitro Alexandre Barreto e o reserva Márcio Tofanello também estão nos Artigos 315 e 321. Na súmula do clássico, nada constava sobre a cabeçada desferida por Danrlei em Tofanello. Ele alega que não viu a confusão.
Ignorar ou relatar na súmula os atos de indisciplina de um jogo de modo a dificultar a punição dos infratores é passível de punição, de acordo com o Código Brasileiro Disciplinar de Futebol (CBDF). Além do mais, o reserva também não relatou a agressão a Barreto. No caso de Vuaden e Clemer, o argumento é o mesmo, embora a agressão não seja tão violenta: a TV mostra um empurrão do goleiro, mas Vuaden não o mencionou.
O vice-jurídico do Grêmio, César Dias Neto, já requisitou as fitas utilizadas por Barrichelo. Com base nelas, pensará em como tirar Danrlei de mais essa enrascada. A defesa usará parte do seguinte argumento: o goleiro já foi punido com o cartão amarelo, e a vítima da cabeçada diz que não não sentiu o contato da testa de Danrlei na sua. É provável que na sexta os auditores do TJD analisem os acontecimentos do Gre-Nal.
De acordo com o procurador, a tendência é que as punições devem ser válidas apenas no Gauchão. Entretanto, Barrichello disse que o mérito dessa questão deve ser discutido e decidido pelos auditores durante os
julgamentos.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.