| 23/09/2008 14h27min
Após a prata nos Jogos Olímpicos de Pequim, o técnico Bernardinho confirmou permanência na seleção masculina de vôlei. Em oito anos à frente da equipe, foram 28 torneios, sendo 21 títulos, cinco vices e um terceiro lugar. Agora, o treinador reconhece que o Brasil precisa iniciar um processo de renovação, que começará na Copa América:
– Temos que recomeçar, mas não do zero. Se fosse assim, não teríamos cobrança. Vamos reiniciar de um outro patamar, pois seremos cobrados pelos ciclos vitoriosos que foram construídos anteriormente – explicou o técnico ao GloboEsporte.com.
Após os Jogos Olímpicos de Pequim, o meio-de-rede Gustavo e o oposto Anderson deram adeus à seleção brasileira. Alguns jogadores, como Giba e Marcelinho, ainda não sabem até quando ficam. O certo é que a renovação já começou e um dos principais objetivos do técnico Bernardinho na Copa América é testar novos nomes na equipe.
Atletas como o levantador Daniel, os ponteiros Thiago Alves e Chupita, os opostos Leandrão e Leandro Vissoto e os centrais Gustavão e Lucão, que passaram pelas seleções de base, estão entre os 14 convocados que seguirão para Cuiabá.
– A prioridade será testar estes jovens jogadores, já pensando em mais um ciclo olímpico. O resultado é importante, mas, neste momento, o pensamento é trabalhar a renovação. Temos que ver mais à frente, preparar esse grupo novo para os próximos anos – disse Bernardinho
A renovação na seleção brasileira não é total. Bernardinho ainda conta com a força de medalhistas olímpicos. Na primeira competição, que tem o objetivo de desenvolver a longo prazo um grupo vitorioso e que inicialmente figure entre os três melhores, o técnico vai aproveitar a experiência de jogadores como Dante, Rodrigão, André Nascimento e Serginho.
No próximo ano, mais jogadores experientes estarão de volta à seleção (André Heller, Giba e Marcelinho). Além de agregar valores, os novatos poderão adquirir rodagem internacional, já que a comissão técnica tem planos de uma excursão antes da Liga Mundial. Será um passo largo no caminho que leva aos Jogos Olímpicos de Londres-2012, quando a renovação poderá ser claramente identificada. Por isso, Dante, um dos líderes do time atual, não desconversa:
– O começo de um novo ciclo é agora.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.