| 21/08/2008 22h30min
O Grêmio foi ambicioso no segundo tempo e esteve muito perto de somar mais um ponto no Brasileirão. Mas o Flamengo conseguiu marcar no fim e o líder conheceu a terceira derrota na competição. Mesmo com o resultado de 2 a 1 para os cariocas, o Tricolor acaba a 21ª rodada com 44 pontos, cinco na frente do vice-líder Cruzeiro.
O Flamengo saiu na frente com Maxi, na etapa inicial. Souza empatou cobrando falta no segundo tempo. Mas, logo em seguida, Toró definiu o placar para os donos da casa.
Esta foi a terceira vez que o Grêmio visita o Rio de Janeiro e a terceira vez que perde. As outras derrotas foram para Vasco e Botafogo.
Péssimo primeiro tempo do Grêmio
A grande movimentação do ataque do Flamengo deixou tonta a melhor defesa do campeonato nos primeiros 45 minutos de jogo. O Grêmio só foi acordar depois de sofrer o gol e decepcionou os torcedores, que esperavam muito mais futebol do líder da competição.
O Grêmio começou o jogo de forma muito lenta, tentando administrar a correria dos flamenguistas. A jogada preferencial dos cariocas era pelo setor esquerdo, onde Marcelinho Paraíba e Juan aproveitavam os espaços às costas de Souza e levavam muito perigo ao gol de Victor.
O goleiro gremista, que vinha realizando verdadeiros milagres em algumas rodadas do Brasileirão, falhou no Maracanã e o Flamengo conseguiu abrir o placar aos 27 minutos. Juan chutou sem muita força de fora da área. A bola bateu no peito de Victor e Maxi Biancucci tocou para o fundo das redes.
Até o momento do gol, o Grêmio tinha apenas um arremate na partida. Aos 20 minutos, Souza recebeu de Tcheco na entrada da área e finalizou à esquerda da meta do Flamengo.
Em desvantagem, o Tricolor tentou reagir e chegou a melhorar no jogo. No final do primeiro tempo, Perea ganhou uma jogada pela direita e cruzou para Marcel. O centroavante cabeceou firme e o goleiro Bruno caiu para fazer firme defesa no canto esquerdo.
Tricolor melhora no segundo tempo
O Grêmio foi para o intervalo e voltou com Makelele no lugar de Perea. Com isto, Souza foi adiantado para o meio-campo. A modificação feita por Celso Roth não alterou muito o panorama da partida no início. O Rubro-Negro carioca continuava com o domínio do jogo e o Tricolor seguia errando muitos passes.
Tentando conter os avanços de Leo Moura, Celso Roth mostrou ambição e mandou o veloz André Luis para forçar o jogo pelo lado esquerdo de ataque do Grêmio. Anderson Pico, de péssima atuação, deixou o campo aos 17 minutos. Logo em seguida, o técnico gremista ousou ainda mais, sacando o zagueiro Jean e colocando o atacante Reinaldo.
Como Celso Roth fragilizou o sistema defensivo, Caio Júnior respondeu colocando o centroavante Obina no lugar de Kléberson. Toró também entrou no lugar de Airton, para dar mais movimentação ao meio-campo.
O jogo ficou aberto, mas o predomínio era tricolor. O Grêmio pressionou muito buscando o empate e o Flamengo ameaçava nos contra-ataques. Sentindo o perigo, cinco minutos depois, Caio Júnior repensou o esquema tático e mandou o volante Jonatas para o jogo, sacando Maxi.
Justo no momento que o rubro-negro fazia a última alteração, Tcheco sofreu falta na entrada da área do Flamengo. Souza, que fazia a estréia no time titular do Grêmio, cobrou com perfeição e empatou a partida aos 37 minutos: 1 a 1.
Mas a alegria tricolor durou muito pouco, apenas três minutos. Aos 40, depois de uma jogada pela esquerda, Toró aproveitou e chutou para deixar o Flamengo novamente em vantagem: 2 a 1.
O Grêmio foi melhor no segundo tempo, mas saiu derrotado pelo Flamengo dentro do Maracanã. Os gaúchos tentarão a recuperação no domingo, contra o Náutico, no Estádio dos Aflitos.
Grêmio, de Tcheco, não repetiu os últimos jogos e foi derrotado pelo Flamengo, de Maxi
Foto:
André Mourão, Gazeta Press
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.