| 11/08/2008 02h34min
As finais da noite deste domingo (manhã de segunda-feira na China) na natação não só devem constar em qualquer retrospectiva dos Jogos Olímpicos de Pequim como também devem entrar para a história da competição. Três recordes mundiais foram quebrados, dois deles de forma espetacular.
O grande momento da manhã foi justamente a última final do dia, o revezamento 4x100m livre. A equipe dos Estados Unidos faturou o medalha de ouro e triturou o recorde mundial da prova, com o tempo de 3min08s24, 3s99 abaixo da marca. O fenômeno Michael Phelps comemorou o seu segundo ouro ao som de Ilariê, de Xuxa, que tocava no Cubo D'Água.
A prova só definida na batida de mão. Phelps abriu o revezamento e entregou em segundo lugar, atrás do australiano de Eamon Sullivan, que nadou abaixo do recorde mundial dos 100m, com o tempo de 47s24.
Mas a partir dos 200m, a equipe da França começou a dominar a prova e se manteve na liderança até o último nadador cair na água. Foi aí que o norte-americano Jason Lezak conseguiu recuperar uma diferença de mais de meio corpo para o francês Alain Bernard, dono da melhor marca nos 100m, e chegar na frente.
— Foi inacreditável. Nos últimos 50 metros, eu sabia que a seria uma disputa muito apertada. Mas Jason é muito rápido no fim da prova. Quando vencemos, todos puderam ver que fiquei muito emocionado — comentou Phelps.
Normalmente contido, Phelps vibrou como nunca com a vitória da equipe de seu país. Afinal, graças a ela o sonho de conquistar oito medalhas de ouro na mesma Olimpíada e bater o recorde de Mark Spitz se mantém vivo. Agora, faltam mais seis.
Outro recorde quebrado veio nos 100m peito. Com uma performance fantástica nos 50 metros finais, o japonês Kosuke Kitajima se tornou o primeiro nadador a nadar abaixo dos 59s. Ele cronometrou 58s91, faturou o ouro e o bicampeonato olímpico na prova que ele também havia ganho em Atenas-2004.
Por fim, a nadadora do Zimbábue, Kirsty Coventry, também baixou a marca nos 100m costas, com o tempo de 58s77. A façanha foi conseguida nas semifinais da prova e a tendência é de que ela baixe ainda mais essa marca na disputa pela medalha de ouro.
Da esquerda para a direita: Coventry, Lezak, Phelps e Kitajima comemoram suas façanhas
Foto:
Arte sobre fotos de David J. Phillip, AP, Fei Maohua, Xinhua e Wang Dingchang, Xinhua
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.