| 21/07/2008 13h41min
O presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 (Bocog, em inglês) e do Partido Comunista de Pequim, Liu Qi, disse que a capital chinesa está preparada para cumprir os compromissos adquiridos com a comunidade internacional em 2001, quando foi escolhida sede do evento.
Liu, um dirigente que raramente concede entrevistas, disse nesta segunda ao jornal oficial Diário do Povo que Pequim tinha colocado como grande objetivo controlar a poluição para a realização de Jogos Olímpicos "verdes".
— Como disse em minha apresentação ao COI em 2001, os três conceitos para os Jogos Olímpicos de Pequim são o de uma competição verde, de alta tecnologia e do povo. Nosso objetivo é divulgar o espírito olímpico entre as pessoas, especialmente entre os 400 milhões de jovens chineses — afirmou.
O dirigente afirmou que, graças às medidas adotadas por Pequim, 64% dos dias de 2007 apresentaram níveis considerados bons quanto à poluição no ar, e lembrou
a importância e o esforço de
transferir as empresas mais poluentes para os arredores de Pequim.
— A população nos orientou em relação ao desenho e à construção das sedes, para que realizássemos Jogos com apelo popular — afirmou.
— Também defendemos o comportamento civilizado entre os cidadãos, organizamos atividades culturais relacionadas aos Jogos em escolas e conseguimos voluntários de todos os estilos de vida — acrescentou.
As novas linhas de metrô e as melhoras das quais os moradores de Pequim desfrutarão após o evento esportivo serão parte do legado dos Jogos para os cidadãos. Pequim investiu entre US$ 20 bilhões e US$ 40 bilhões, em números não-oficiais, para reformas visando os Jogos, que serão realizados entre 8 e 24 de agosto.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.