| 25/05/2008 20h18min
A Arena da Baixada recebeu neste domingo um justo empate entre Atlético-PR e Atlético-MG. As duas equipes mostraram disposição, mas ficaram devendo um melhor futebol. Os dois Atléticos seguem invictos na competição, mas ainda mal na tabela devido ao excesso de empates. O paranaense aparece em quinto, com cinco pontos. O mineiro é 15º, com três.
Partida de estréias
Curiosamente, tanto Atlético-PR quanto Atlético-MG vieram de técnico novo. No Furacão, Roberto Fernandes deu início ao trabalho. No mineiro, o estreante foi Alexandre Gallo, ex-Figueirense. Na escalação, a principal mexida de ambos foi na ala esquerda. Piauí apareceu no time rubro-negro, enquanto Calisto fez sua primeira partida com a camisa alvinegra.
Taticamente, os dois treinadores optaram por uma estréia cautelosa. Roberto Fernandes armou seu time no 4-4-2, mas com três volantes. Já Alexandre Gallo escolheu um esquema com três zagueiros e dois volantes. Com isto, a partida ficou truncada, até mesmo violenta.
O jogo
O primeiro lance de perigo foi para o time da casa. Aos 8 minutos, Piauí bateu forte, de muito longe, e Juninho fez boa defesa. O Furacão tinha um pouco mais de presença ofensiva, mas não conseguia criar jogadas, e suas tentativas se resumiam a levantar bolas na área, principalmente cobrando escanteios.
O Galo apostava nos contra-ataques, mas só conseguiu encaixar o primeiro aos 34 minutos. Calisto cruzou rasteiro para Eduardo que, pressionado, chutou longe do gol.
A bola parada também foi uma alternativa encontrada para ameaçar o gol adversário. Netinho, para o time paranaense, e Coelho, para o time mineiro, foram os que mais assustaram. Sem mais, o primeiro tempo terminou num monótono 0 a 0.
Os dois times voltaram mais ofensivos, com jogadores de ataque substituindo defensores. No Atlético-PR, Piauí deu lugar a Wallyson. No Atlético-MG, Marcos deixou o campo para a entrada de Marques.
Com os times mais abertos, o gol saiu. Aos 10 minutos, Petkovic bateu rapidamente uma falta próxima à linha lateral. O cruzamento pegou de surpresa a defesa rubro-negra, que se preparava para formar a barreira, e Eduardo, absolutamente livre, cabeceou e abriu o marcador para os visitantes.
Mal deu tempo de comemorar. Aos 16 minutos, Wallyson acertou um cruzamento da direita, e o experiente Marcelo Ramos se antecipou ao zagueiro para empatar. O gol incendiou a torcida do Atlético-PR, mas não intimidou o Galo. O time mineiro continuou trabalhando bem a bola, e quase marcou o segundo, novamente com Eduardo, e novamente de cabeça.
Aos 28, o time da casa teve uma boa oportunidade para virar. Alan Bahia chutou forte e rasteiro de fora da área, e Juninho espalmou para escanteio. Aos 30, o amarelado Eduardo foi imprudente ao disputar a bola, acertou uma voadora em Chicão e deixou o time mineiro com dez jogadores.
Bem posicionado, o Galo conseguiu cadenciar o jogo mesmo com a desvantagem numérica, e não permitiu a pressão paranaense. Aos 37, assustou em uma contra-ataque, quando Marques fingindo que cruzaria e quase encobriu o goleiro Vinícius. Aos 40, Calisto chutou forte e acertou a rede pelo lado de fora.
Aos 44, o Atlético-PR teve sua melhor chance de virar. Netinho cobrou uma falta direto para o gol, quando se esperava o cruzamento, e Juninho espalmou para cima. Na sobra, Danilo quase marcou, mas um defensor cortou o perigo em cima da linha.
Próximos jogos
Na próxima rodada, o Atlético-PR encara uma pedreira: vai a São Paulo enfrentar o Palmeiras. Já o Atlético-MG recebe a Portuguesa, em Belo Horizonte.
Corrigido às 11h29min.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.